Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
27/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 27/03/2024 às 10h00min

Palma Sola implanta ensino integral no Palmares

O tempo integral iniciará em 1º de abril, com a turma de formandos e com os primeiros anos da escola Fada Madrinha

A equipe da Secretaria de Educação participou de várias palestras sobre o tema humanização e educação em tempo integral. (Foto: Divulgação)
Na última semana, a equipe da Secretaria de Educação de Palma Sola esteve no Fórum da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que abrangeu a região Sul. A conferência, que teve como tema: A Mudança na Educação é Agora, tratou da humanização no ambiente escolar e da escola em tempo integral.
Segundo a secretária de educação, Rosa Lara Vargas, desde a pandemia de Covid-19, as pessoas estão distantes física e emocionalmente. “Quando falamos em humanização da escola, é de trazer de volta esse afeto entre professores e alunos. Percebe-se a falta desse contato, de um abraço, do acolhimento”, explica.
A equipe da Secretaria de Educação participou de várias palestras sobre o tema humanização. O evento contou com a presença de renomados estudiosos da área de educação e de representantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
 
Escola em tempo integral
Outro assunto tratado no fórum, foi a escola e tempo integral. O tema vem de encontro com a humanização no ambiente escolar, reforçando a ideia de que a escola deve ser acolhedora e oferecer atividades diversas às crianças como esporte, lazer e cultura.
“O tempo integral iniciará em 1º de abril, com a turma de formandos e com os primeiros anos da escola Fada Madrinha, do bairro Palmares. Devemos estender as atividades também para outras turmas, inclusive vamos celebrar um convênio com o SESI para ter aulas de robótica para as turmas de quinto ano do Núcleo de Ensino Fundamental Libório Romildo Kuhn e da Fada Madrinha”, relata Rosa.
Para o início, a Secretaria irá implantar a jornada ampliada, ou seja, as crianças vão para a escola e recebem café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, depois a criança vai para casa, ficando sete horas por dia na escola, começando às 7h e indo para casa por volta das 14h, ou iniciando às 8h e indo para casa às 15h.
Nesse contraturno serão oferecidas aulas de robótica, escolinhas esportivas, trabalhos manuais, artes, teatro, música e outras atividades. Essas aulas diferenciadas ocorrem na escola, ginásio, na escola e no pavilhão do bairro Palmares.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90