Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/03/2024 às 11h15min - Atualizada em 30/03/2024 às 11h15min

Melhorias e reformas no CMEIF de Anchieta

O CMEIF de Anchieta recebeu melhorias e reformas. Na ala inferior foram construídos laboratórios de informática e de ciências, além de biblioteca e sala de jogos

Na ala de baixo da escola foi ampliado a sala do 1º ano e construído laboratório de informática e de ciências, biblioteca e uma sala para armazenamento de materiais de educação física. (Foto: Ruthe Kezia)
O Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF), do município de Anchieta atende mais de 300 alunos, divididos em turmas do 1º ano ao 9º ano. A escola recebeu uma reforma completa na ala de baixo, onde antigamente funcionava a creche Chapeuzinho Vermelho. Na ala de cima foram ampliados a direção, a cozinha e os banheiros, e também reformado o telhado. As obras iniciaram em agosto de 2023 e foram concluídas em fevereiro deste ano.
Na ala de baixo, espaço esse construído há mais de 40 anos, foram ampliados os laboratórios de informática e de ciências, a biblioteca, sala para armazenamento de materiais de educação física e foi ampliada também a sala do 1º ano. “Anterior a reforma, já tínhamos a biblioteca, mas era em um espaço menor, que havia sido adaptado para servir como biblioteca”, relata a diretora Andréia Milani de Souza.
A diretora informa que sentiram a necessidade de ampliar os banheiros da ala de cima para melhor atender os alunos, antes a escola contava com dois sanitários, masculino e feminino. O telhado também foi reformado e trocado o sistema de escoamento de água para resolver os problemas de goteiras no espaço escolar.
A estrutura da ala de cima foi construída em 2008 e deste então o telhado não havia passado por nenhuma reforma ou manutenção, segundo Andréia, as goteiras eram um problema recorrente. Antes do retorno das aulas, o telhado foi reformado para solucionar esse problema.
A escola conta com nove salas de aulas, quatro banheiros, uma sala de professores, biblioteca, lavanderia, cozinha com depósito de merenda, duas áreas coberta, refeitório, e dois laboratórios.
Na escola CMEIF, também há preocupação com a melhoraria do acesso ao uso das tecnologias. Por isso, em todas as salas do 6º ao 9º ano existem datashow e sistema de som. As salas dos anos Iniciais contam com tv´s smart. “Fizemos esse investimento com o objetivo de melhorar o aprendizado e o espaço para os estudantes, além de facilitar o trabalho dos professores. Com todas essas melhorias, desejamos continuar sendo liderança no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], tanto no Estado de Santa Catarina (1º lugar Anos Finais) e 4º do país”, afirma Andreia.  
 
Falta concluir
A direção sente por ainda não ter conseguido concluir o parquinho escolar, e deixa-lo adequando para o uso dos alunos. A diretora informou que as telas já foram licitadas e que agora só falta licitar a grama.
Com a reforma e melhoria do sistema de esgoto o parque foi danificado. Será necessário construir a rede de drenagem da água no parque, um problema que se estende por anos: “Não adianta a gente arrumar, colocar grama se essa água continuar sem um destino correto”, declara a diretora. Um dos projetos da direção é distribuir os brinquedos do parquinho na lateral do espaço, para deixar um espaço livre para as crianças correrem e brincarem.
 
A luta para a realização de um sonho
A comunidade escolar, juntamente com a APP, está se mobilizando para conseguir um ginásio especifico para a utilização da escola, pois até o momento, utilizam o ginásio municipal, que fica ao lado da escola para as aulas de educação física, quando este não está ocupado com as escolinhas do município. O sonho de ter um ginásio, é um sonho da escola, alunos e principalmente dos professores.
Nos dias em que a escola não consegue utilizar o ginásio, as aulas de educação física são realizadas na área coberta, no pátio, as vezes utilizam o campo municipal, que fica próximo a escola, ou também utilizam a quadra de areia na praça municipal. Os professores também utilizam outros recursos, como jogos que desenvolvem habilidades do raciocínio lógico.
“Seguimos com o compromisso coletivo de melhorar a cada dia nossa qualidade de ensino. Desejamos continuar sendo a maior escola do município e oferecendo a educação de qualidade tão desejada pela sociedade”, declara a diretora Andréia.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90