13/05/2024 às 09h00min - Atualizada em 13/05/2024 às 09h00min
Dia 18 de maio será marcado por Corrida Rústica
Evento chama atenção e marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social, o CRAS e a prefeitura de Palma Sola em conjunto com a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, o CMDCA e a APATRI. (Foto: Divulgação) No dia 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social, o CRAS e a prefeitura de Palma Sola promovem em conjunto com a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, o Conselho de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a Associação Palmassolense de Triatlo (APATRI) a 1ª Corrida Rústica em prol da conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. “É a primeira corrida que realizamos, então optamos por fazer um evento apenas para os palmassolenses, esperamos reunir mais de 100 corredores. As inscrições ocorrem de 6 a 15 de maio, elas podem ser realizadas presencialmente no CRAS ou on-line, através de um link que estaremos divulgando em conjunto com o regulamento. Os 100 primeiros que se inscreverem vão ganhar um boné”, informa a secretária de assistência social, Ivania Dapper.
A população pode se inscrever nas categorias feminino, masculino, 12 a 13 anos, 14 a 15 anos, 16 a 18 anos, 19 a 25 anos, 26 a 40 anos, além da Master 41+. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiações.
A corrida acontece no dia 18, com início às 8h na Rua Coberta. “Pedimos que o pessoal esteja lá às 7h, pois iremos distribuir os bonés e a numeração, teremos ainda um profissional fazendo alongamento e aquecimento com os participantes. A corrida inicia às 8h. O percurso definido é de 3.2 quilômetros”, explica a coordenadora do CRAS, Nádia Folador.
Segundo ela, após saírem da rua coberta os competidores seguem para o Sicoob, indo até a Casa das Tintas e o Jornal Sentinela, dali seguem para o Posto de Saúde e para a rua que passa em frente ao estádio. Por último, os corredores passam em frente ao CRAS, indo em direção a creche do bairro Ossani e chegando à Rua Coberta.
“Todo esse percurso será sinalizado e contará com o acompanhamento dos bombeiros e da Polícia Militar. A gente vai ter pontos de indicação, de informação e também de hidratação. Nesse percurso teremos seis pontos, onde ocorrerá a entrega de pulseirinhas para que tenhamos o controle de que o corredor fez todo o percurso corretamente”, acrescenta Nádia.
Nádia e Ivania reforçam o convite, para que adolescentes, crianças, pais, atletas e a população em geral participe do evento, que tem a intenção maior de divulgar a campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Quem não quiser participar pode assistir, para que possamos realmente chamar atenção para a causa. Temos pessoas que enfrentam esse problema no nosso município, muitas se sentem sozinhas e não tem força para denunciar. Vale lembrar que existe o Disque 100, através dele podem ser feitas denúncias anônimas. Ressalto que a Secretaria de Assistência Social e o CRAS estão aqui para ajudar e auxiliar no que for preciso, você não está sozinho”, conclui Ivania.