23/05/2024 às 09h50min - Atualizada em 23/05/2024 às 09h50min
Aumenta o número de abuso contra crianças e adolescentes em FSSul
Conselheiras tutelares afirmam que o número de abuso aumentou nos últimos anos. Conselho tutelar promoveu atividades e palestras em alusão ao dia 18 de Maio
Alunos das escolas participando das palestras. (Foto: Divulgação) No último dia 18, em Flor da Serra do Sul, foram realizadas atividades voltadas para a Conscientização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa liderada pelas conselheiras Josiane Chavier da Rosa e Juliana dos Santos de Oliveira, foi bem-sucedida, envolvendo escolas, polícia e a comunidade local.
As conselheiras visitaram diversas escolas do município, onde realizaram palestras educativas sobre a importância do dia 18 de maio, explicando para os alunos o que significa essa data emblemática de combate ao abuso.
As palestras foram completadas com a distribuição de lembrancinhas e cartões informando telefone do conselho tutelar e contatos de emergência, visando facilitar o acesso a informações e serviços de apoio.
A presença da polícia nas atividades reforçou a segurança e a confiança das crianças e adolescentes em procurar ajuda. “A parceria com a polícia foi fundamental para transmitir credibilidade e segurança” afirmou Juliana.
Entre as atividades realizadas destacou-se a pintura de flores de papel, uma abordagem que permitiu as crianças expressar seus sentimentos e preocupações de maneira lucida. “Os alunos puderam escrever atrás das flores o que quisessem compartilhar. Muitos revelam situações que necessitavam de atenção”, explicou Juliana.
A campanha destacou a importância da denúncia, destacando que casos de abusos podem ser comunicados diretamente com o conselho tutelar, por telefone, ou a polícia. “Nosso objetivo foi sensibilizar a população para que sejam voz das crianças que não podem falar” reforçou Josiane.
A quantidade de casos registrados no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA) tem um aumento significativo nos últimos meses, desde o início do ano foram registrados cerca de 33 casos. No entanto esse numero pode ser ainda maior, pois o sistema tem apresentados falhas que impedem o registro completo de ocorrências.
“A situação é preocupante principalmente em um povoado pequeno como o nosso. A quantidade de casos é bastante alta”, afirmou a representante. Ela também ressaltou que, ano passado o numero era alarmante com números elevados de ocorrências.