06/06/2024 às 15h00min - Atualizada em 06/06/2024 às 15h00min
Escola da Xavantes recebe melhorias
Com o aumento no número de alunos e professores frequentando a escola, surgiu a necessidade de realizar ampliações e melhorias
Sofia Bertolin
Anchieta
Refeitório e saguão estão sendo ampliados e fechados, o saguão contará com palco para que as crianças realizem apresentações. ASO/ Jéssica Rebelatto A Escola de Ensino Fundamental Xavantes, de Anchieta, está recebendo melhorias em seu espaço físico. O saguão e a sala dos professores estão sendo ampliados, os banheiros reformados e adequados com acessibilidade, parte da escola ainda será fechada com vidros.
Conforme a diretora, Sheila Fernanda Dornelles, a escola da Xavantes nunca foi projetada. Ela começou com uma salinha de aula, que recebia as crianças do bairro e, com o passar dos anos e com o aumento da demanda de alunos, ampliações foram feitas de maneira gradual, em um ano ampliava uma sala, dois anos depois mais uma sala e saguão, e assim foi.
“Desde 2022 a nossa demanda de alunos vem aumentando. Hoje a escola atende a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, cerca de 200 alunos. Além do aumento no número de alunos, com mais crianças e mais turmas – inclusive turmas atendidas em tempo integral –, aumentou também a quantidade de professores, consequentemente precisamos de mais espaço”, explica a diretora.
Outro ponto apontado pela diretora é que a escola é muito aberta, o que a torna fria durante o inverno. Essas situações motivaram a busca pela reforma e pelas melhorias. No momento, estão sendo reformados os banheiros, o refeitório e saguão estão sendo ampliados e fechados, o saguão contará com um palco para que as crianças realizem apresentações; a sala dos professores também está sendo ampliada, para trazer mais comodidade aos 30 profissionais que trabalham na escola; a parte da frente da escola, que é aberta, será fechada com vidros.
“Nós já realizamos, em conjunto com a APP (Associação de Pais e Professores) e o município, algumas melhorias, como pinturas, o paver e a cobertura na entrada da escola, a compra de mobiliários. Para as melhorias que estão sendo realizadas agora, contamos com recursos de emendas parlamentares”, informa Sheila.