25/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 25/06/2024 às 09h00min
Concurso de escrita com alunos anchietenses
2ª edição do programa Escrevendo com o Sicredi em Anchieta, o concurso feito com os alunos dos 5º e 9º anos, tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita das crianças
Ruthe Kezia
Anchieta
Participaram do Escrevendo com o Sicredi os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Anchieta. (Foto: Divulgação) Na semana passada, o Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF), do município de Anchieta, participou do projeto Escrevendo com o Sicredi e conseguiu dois primeiros lugares e um 2º lugar. O projeto de iniciativa da cooperativa Sicredi visa incentivar a leitura e a escrita das crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais.
O projeto existe desde 2018, porém o Escrevendo com o Sicredi está em sua segunda edição no município. O concurso é trabalhado com os alunos do 5ª ano e do 9º ano da seguinte maneira: são disponibilizados materiais de leitura para os alunos, como gibis da Turma da Mônica, o gibi do Sicredi que trabalha a educação financeira e o livro que conta a história da cooperativa.
Baseado no programa de TV Soletrando, o Escrevendo com o Sicredi funciona nos mesmos moldes, porém ao invés de falar, os alunos escrevem. “Já é o segundo ano que a escola participa, o projeto é interessante, porque além da escrita correta, incentiva os alunos a ler”, relata a diretora do CMEIF, Andreia de Souza.
“A gente sempre conversa com os nossos alunos a questão da importância do estudo, pois independente se irão construir uma carreira ou fazer uma faculdade, com o estudo eles terão conteúdo para conversar com as pessoas. No primeiro momento a beleza basta, mas depois a pessoa tem que ter algo a mais para oferecer”, menciona a diretora. Ela relata que programas assim, além de incentivar os alunos a ler, estimulam a pesquisa e os desafiam.
Além dos alunos do CMEIF, também participaram os demais estudantes do 5º e 9º ano da rede municipal e estadual de ensino do município. A diretora Andreia explica que cada escola realizou a primeira fase do concurso em sala de aula e os classificados na primeira etapa, disputaram a grande final.
Na terça de manhã, dia 11, os alunos dos 9º anos, disputaram a final no Ginásio Municipal de Esportes Hilário Pompermayer: “A disputa foi acirrada e emocionante. Era 11h15 e ainda estávamos no ginásio vendo as meninas [Mariana Junges Lago e Lara Bedin] disputar o 1º lugar”, informa a diretora. Ela descreve que devido ao horário e a grande disputa entre as duas alunas, a cooperativa decidiu dar o 1º lugar para as duas.
No período vespertino, foi a vez dos alunos dos 5º anos disputar. De acordo com a diretora, todos estavam empolgados e ansiosos.
A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, eram respectivamente: um notebook, Klinde e uma Alexa. Confira abaixo quais foram os alunos que classificaram no concurso Escrevendo com o Sicredi:
Categoria 5º ano
- Lugar: Paulo de Sousa, aluno da escola CMEIF;
- Lugar: Laura Dallawechia, aluna da escola João café Filho;
- Lugar: Nicoli Schena Contini, aluna da escola Xavantes.
Categoria 9º ano
- Lugar: Mariana Junges Lago, aluna da escola CMEIF e Lara Bedin, aluna da escola POPS;
- Lugar: Raíssa Perin, aluna da escola CMEIF.