25/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 25/06/2024 às 09h00min

Concurso de escrita com alunos anchietenses

2ª edição do programa Escrevendo com o Sicredi em Anchieta, o concurso feito com os alunos dos 5º e 9º anos, tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita das crianças

Ruthe Kezia
Anchieta
Participaram do Escrevendo com o Sicredi os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Anchieta. (Foto: Divulgação)
Na semana passada, o Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF), do município de Anchieta, participou do projeto Escrevendo com o Sicredi e conseguiu dois primeiros lugares e um 2º lugar. O projeto de iniciativa da cooperativa Sicredi visa incentivar a leitura e a escrita das crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais.
O projeto existe desde 2018, porém o Escrevendo com o Sicredi está em sua segunda edição no município. O concurso é trabalhado com os alunos do 5ª ano e do 9º ano da seguinte maneira: são disponibilizados materiais de leitura para os alunos, como gibis da Turma da Mônica, o gibi do Sicredi que trabalha a educação financeira e o livro que conta a história da cooperativa.
Baseado no programa de TV Soletrando, o Escrevendo com o Sicredi funciona nos mesmos moldes, porém ao invés de falar, os alunos escrevem. “Já é o segundo ano que a escola participa, o projeto é interessante, porque além da escrita correta, incentiva os alunos a ler”, relata a diretora do CMEIF, Andreia de Souza.
“A gente sempre conversa com os nossos alunos a questão da importância do estudo, pois independente se irão construir uma carreira ou fazer uma faculdade, com o estudo eles terão conteúdo para conversar com as pessoas. No primeiro momento a beleza basta, mas depois a pessoa tem que ter algo a mais para oferecer”, menciona a diretora. Ela relata que programas assim, além de incentivar os alunos a ler, estimulam a pesquisa e os desafiam.
Além dos alunos do CMEIF, também participaram os demais estudantes do 5º e 9º ano da rede municipal e estadual de ensino do município. A diretora Andreia explica que cada escola realizou a primeira fase do concurso em sala de aula e os classificados na primeira etapa, disputaram a grande final.
Na terça de manhã, dia 11, os alunos dos 9º anos, disputaram a final no Ginásio Municipal de Esportes Hilário Pompermayer: “A disputa foi acirrada e emocionante. Era 11h15 e ainda estávamos no ginásio vendo as meninas [Mariana Junges Lago e Lara Bedin] disputar o 1º lugar”, informa a diretora. Ela descreve que devido ao horário e a grande disputa entre as duas alunas, a cooperativa decidiu dar o 1º lugar para as duas.
No período vespertino, foi a vez dos alunos dos 5º anos disputar. De acordo com a diretora, todos estavam empolgados e ansiosos.
A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, eram respectivamente: um notebook, Klinde e uma Alexa. Confira abaixo quais foram os alunos que classificaram no concurso Escrevendo com o Sicredi:
 
Categoria 5º ano
  1. Lugar: Paulo de Sousa, aluno da escola CMEIF;
  2. Lugar: Laura Dallawechia, aluna da escola João café Filho;
  3. Lugar: Nicoli Schena Contini, aluna da escola Xavantes.
 
Categoria 9º ano
  1. Lugar: Mariana Junges Lago, aluna da escola CMEIF e Lara Bedin, aluna da escola POPS;
  2. Lugar: Raíssa Perin, aluna da escola CMEIF.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90