26/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 26/06/2024 às 09h00min
Palestra é realizada sobre Violência Contra os Idosos
O evento no Centro de Convivência dos Idosos celebra o Junho Violeta e destaca a importância da proteção e apoio aos idosos
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
A Sargento Gisele Trentin palestrante do evento, tratou sobre a prevenção da violência contra os idosos no Centro de Convivência dos Idosos de Palma Sola. ASO/Jéssica Rebelatto Dia 19, a Secretaria de Assistência Social organizou uma palestra no Centro de Convivência dos Idosos de Palma Sola em comemoração ao Junho Violeta. Este mês é dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, com destaque para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.
A secretária de assistência social Ivania Dapper, ressaltou o papel crucial da secretaria na abordagem e combate à violência contra os idosos. Suas responsabilidades incluem proteção e apoio direto as vítimas, além da coordenação de políticas públicas voltadas à prevenção e combate desse tipo de violência.
A Sargento Gisele Trentin, da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, foi a palestrante do evento. Ela discutiu a prevenção da violência contra idosos, identificando suas várias formas e orientando sobre os procedimentos para denúncias em caso de abuso.
A violência pode ser denunciada por meio do Disque 100 ou pela Polícia Militar no número 190. Além disso, a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferecem uma rede de atendimento e acompanhamento das vítimas.
A equipe de profissionais da gestão inclui a assistente social Alessandra Ardenghy e o psicólogo Gabriel Antonio Rebelatto, que trabalham diretamente com idosos em situações de vulnerabilidade e vítimas de maus-tratos. No CRAS, a coordenadora Nadia Calegari Folador, a assistente social Marilde Ana Biazus Sandri e a psicóloga Giana Carla Scaratti também prestam suporte.
O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que realiza trabalho social com as famílias visando fortalecer vínculos, promover o acesso a direitos e melhorar a qualidade de vida dos atendidos.