06/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 13/07/2024 às 09h00min

Aeroporto de Dionisio Cerqueira está autorizado para operação após anos de inatividade

Decisão da ANAC permite retomada de voos catarinenses após modernização infraestrutural

Região
Aeroporto de Dionísio Cerqueira no Extremo Oeste. Imagem: Jonatã Rocha/Secom
Após décadas na inatividade, os aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, então oficialmente autorizados a receber pousos e decolagens. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu o aval necessário para retomada das operações, marcando um marco significativo para infraestrutura aeroportuária do estado.
 A portaria que inscreve São Joaquim no cadastro nacional de aeródromos foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 5. Da mesma forma, a Secretária de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) aguarda a publicação semelhante para Dionisio Cerqueira, já tendo recebido a confirmação da liberação.
O governo Jorginho Mello destacou os avanços na infraestrutura catarinense: “Santa Catarina está melhorando sua infraestrutura em todas as áreas, incluindo nossos aeroportos e ferrovias, que transforma projetos em realidade”.   
A reabertura dos aeroportos envolveu um extenso processo de preparação, incluindo investimentos recentes em pavimentação das pistas, cercamento, balizamento e sinalização, necessários para cumprir as normas da ANAC. A fase final compreendeu medições, ensaios, laudos técnicos e desenhos para assegurar a conformidade com os requisitos de segurança operacional e a revitalização dos aeródromos.
Beto Martins, secretário da SPAF, enfatizou o compromisso de revitalizar todos os 21 aeroportos do estado até 2023: “Para São Joaquim e Dionísio Cerqueira, essa reativação representa uma nova era, equipando-se praticamente à abertura de novos aeródromos. Agora, esses aeroportos estão prontos para desempenhar seu papel crucial no desenvolvimento regional”.
O Aeroporto Ismael Nunes de São Joaquim, inativo desde 1992, conta com uma pista homologada de 1300 metros de comprimento por 30 metros de largura, com operação visual/diurna e o código identificador CIAD: SC0020. Já o Aeroporto de Dionisio Cerqueira, paralisado desde 2013, possui uma pista de 1376 metros por 18 metros, também com operação visual/diurna e código CIAD: SC0012.
Com essas medidas, Santa Catarina amplia sua capacidade logística e fortalece sua conectividade aérea, promovendo o desenvolvimento econômico social das respectivas regiões.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90