23/08/2024 às 09h00min - Atualizada em 23/08/2024 às 09h00min

Diversas atividades para semana do excepcional

A APAE de Campo Erê programou diversas atividades a exemplo de pedágios, visitas aos comércios, gincanas e palestras para a semana do excepcional que ocorre do dia 21 ao 28

Ruthe Kezia
Campo Erê
A programação conta com diversas atividades, dentre elas palestras nas escolas onde os profissionais da APAE abordam temas sobre a conscientização e prevenção de doenças. (Foto: Divulgação)
A campanha do Agosto Laranja, começou em Campo Erê com força total, oferecendo uma série de atividades focadas na conscientização sobre a prevenção de doenças e na promoção da inclusão social. As ações tiveram início com uma roda de conversa na APAE, onde uma fisioterapeuta e uma psicóloga dialogaram com os alunos sobre os temas voltados para o bem-estar e saúde mental.
Durante a primeira semana do mês, os alunos do projeto Eu Por Mim Mesmo, visitaram os comércios locais para divulgar a campanha e incentivar os comerciantes a enfeitarem suas vitrines, em apoio ao movimento.
No dia 12, os alunos acompanhados pelos professores realizaram um pedágio nas ruas campoerenses. A atividade foi replicada nas cidades de Saltinho - SC e Santa Terezinha – SC.
Além disso, a programação para a semana do excepcional, que vai do dia 21 ao dia 28, inclui uma série de visitas às escolas da cidade. A coordenadora pedagógica, Sonia Andrea Rambo, conta que diferente dos anos anteriores, quando as escolas vinham até a APAE, neste ano os alunos serão levados a todas as escolas para realizar apresentações e palestras sobre a diversidade e a inclusão, com destaque para a peça O Pássaro de Todas as Cores, encenada pelos alunos e professores. “O nosso propósito é tirar eles da instituição para que conheçam as escolas e interajam com os outros alunos”, relata Sonia.
Para o dia 24, a APAE programou o Dia da Família, que irá contar com o tradicional bingo e apresentações dos alunos. A coordenadora Sonia relata que os alunos da oficina de Biscuit, já estão confeccionando a lembrancinha para o Dia da Família. Outro destaque, será o Dia da Pizza, onde as turmas irão preparar suas próprias pizzas, o objetivo é incentivar o trabalho em equipe e a autonomia dos apaeanos.
A programação irá encerrar com a atividade Rua do Lazer, o projeto tem como objetivo resgatar a cultura dos brinquedos antigos. Durante o ano, as professoras trabalharam com os alunos brincadeiras da infância dos pais e construíram brinquedos com materiais recicláveis. Para a realização da atividade Rua do lazer, a rua atrás da instituição será fechada, o evento irá contar com a presença de comerciantes e outros membros da comunidade.
“É importante realizar essas atividades com eles, primeiramente pelo bem-estar, pois nem sempre na família é proporcionado esse tipo de atividade. Depois pela inclusão, porque nem todos saem com a família”, declara Sonia.
 
Como prevenir as deficiências
As deficiências podem ser prevenidas, Sonia relata que 70% dos casos de deficiências podem ser evitados com medidas preventivas. Ela descreve que antes da mulher engravidar deve estar com a carteira de vacinação atualizada, fazer exames ginecológicos indicados pelo médico e manter uma alimentação saudável.
Durante a gestação a mulher não deve fumar, beber e nem usar drogas. É necessário que o pré-natal e os exames de controle estejam em dia. “Depois do nascimento é importante que seja feito o teste do pezinho, do segundo ao quinto dia de vida. Além disso, fazer o teste da orelhinha e do olhinho, pois o diagnóstico precoce de doenças pode ser tratado ou corrigido ainda no primeiro mês”, conclui a coordenadora Sonia.

Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90