13/09/2024 às 16h42min - Atualizada em 13/09/2024 às 16h42min
Governador inaugura Usina Fotovoltaica no Cedro
Jorginho Mello (PL), governador do estado, inaugurou a nova Usina Fotovoltaica (UFV) da Celesc em São José do Cedro, um investimento de R$ 13,2 milhões
O empreendimento representa parte do esforço da Celesc em ampliar sua matriz energética priorizando fontes limpas e renováveis. (Foto: Divulgação)
O governador do estado Jorginho Mello (PL) esteve na tarde de ontem, dia 13, em São José do Cedro para inaugurar a nova Usina Fotovoltaica (UFV) da Celesc, sendo a quarta inaugurada em Santa Catarina e a maior planta da Companhia até o momento. Com investimentos de R$ 13,2 milhões, a nova unidade tem capacidade instalada de 2,5 MW, o que corresponde ao consumo médio de 2 mil residências cedrenses. O empreendimento representa parte do esforço da Celesc em ampliar sua matriz energética priorizando fontes limpas e renováveis. Jorginho pontuou a importância do investimento em fontes limpas de energia: “Esta usina representa nosso compromisso em enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo, promovendo energia limpa e renovável. Representa, também, uma vitória econômica, proporcionando energia a um custo mais acessível e fomentando o desenvolvimento de Santa Catarina”. Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, a instalação de usinas como a de São José do Cedro é uma resposta concreta às demandas por ações efetivas contra as mudanças climáticas: “Por meio de empreendimentos como esse, estamos dando ferramentas para que Santa Catarina se desenvolva economicamente priorizando a responsabilidade ambiental. A sociedade pode contar com a Celesc para tornar o estado ainda mais próspero e inovador, consciente de sua parte na construção de um futuro mais sustentável”. O gerente da Celesc, Sandro Valmorbida, ressalta que é bastante energia e um investimento muito importante. Salienta que tem grande contribuição para o meio ambiente: “Essa energia limpa, a energia solar, é muito importante para diminuir essas questões dos poluentes, e a região está vivendo uma fase de queimadas, por isso é importante que se invista cada vez mais em energia limpa e sustentável”. O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder, explica que o município possui alto índice de incidência solar. Segundo ele, não haverá impacto ambiental na área de instalação da nova usina: “A área selecionada já estava limpa e o terreno tinha pastagem, não afetando assim o ecossistema existente. É um investimento importante para o estado, ratificando o desenvolvimento sustentável por meio de energia renovável”. A obra foi executada pela Ecoa Energias Renováveis.