25/09/2024 às 14h00min - Atualizada em 25/09/2024 às 14h00min
Mantendo a tradição gaúcha
O CTG Estância da Fronteira encerrou no último domingo, dia 22, a Semana da Farroupilha com uma costela na brasa, que reuniu aproximadamente 300 pessoas
Ruthe Kezia
Palma Sola
Durante a tarde foi realizado o matiné, onde todos os grupos de invernada se apresentaram e encantaram o público ali presente. Durante a semana passada, o CTG Estância da Fronteira realizou a Semana Farroupilha que contou com diversas atividades. A programação encerrou no último domingo, dia 22, com a costela na brasa e teve boa aceitação do público, já que o costume era encerrar a programação com o churrasco campeiro.
Aproximadamente 300 pessoas participaram do almoço. Durante a tarde foi realizado o matiné, onde os grupos das invernadas se apresentaram. A última apresentação, realizada pela invernada mirim, chamou a atenção do público.
Após as crianças se apresentarem, o instrutor de dança, Alexandre da Silva, chamou os pais para acompanhar seus filhos e juntos dançaram e emocionaram o público presente.
Este evento é realizado há anos pelo CTG Estância da Fronteira e tem como objetivo valorizar e resgatar a cultura gaúcha. O patrão do CTG, Ismael Jabornik, comentou que com o passar dos anos o tradicionalismo está ficando de lado e eles têm como missão reunir o povo para escutar música gaúcha, comer uma costela e tomar chimarrão.
“E com esses eventos a gente consegue angariar fundos para manter as nossas invernadas, fazer as reformas e manutenções na estrutura do nosso CTG”, conclui Ismael.
Relembrando a Semana Farroupilha A abertura da Semana Farroupilha foi na última quarta-feira, dia 18, onde o evento foi um sucesso, superando as expectativas dos organizadores e atraindo um público expressivo. Na abertura foi servido o tradicional jantar, vaca atolada, como também foram realizadas apresentações artísticas.
As invernadas mirim e pré-mirim fizeram uma performance conjunta que emocionou os presentes:
“Misturamos a gurizada das invernadas mirim e pré-mirim, e ficou muito bonito”, destacou Ismael.
Este ano, a Semana Farroupilha em Palma Sola homenageou o centenário de Jaime Caetano Braun, renomado poeta e pajador gaúcho, que faleceu, mas cujo legado cultural permanece vivo. A escolha da homenagem reforça o objetivo principal do evento que é preservar e reviver a cultura gaúcha.
“A Semana Farroupilha tem essa importância de resgatar e estimular a lembrança das nossas tradições, como o chimarrão e as comidas típicas, que fazem parte da nossa história”, conclui Ismael.