16/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 16/10/2024 às 09h00min
É nesta sexta a palestra-show do Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde de Palma Sola, irá promover uma palestra-show nesta sexta-feira, dia 18, no CTG, a partir das 19h, o evento irá contar com diversas programações
Ruthe Kezia
Palma Sola
No ano passado, o tradicional evento anual reuniu aproximadamente 530 mulheres. Neste ano a programação conta com uma homenagem às mulheres e com o show da artista Day Lima. Na noite de sexta-feira, dia 18, a partir das 19h, a Administração Municipal de Palma Sola através da Secretaria Municipal de Saúde irá promover uma palestra-show alusiva ao Outubro Rosa. O evento será realizado no CTG Estância da Fronteira e irá contar com o show da artista Day Lima, popular Creide.
A programação irá contar com uma homenagem às mulheres que trataram e tratam câncer de mama ou de colo uterino. Logo após haverá o show da Creide que tem uma proposta diferenciada, onde além de trazer alegria e descontração, traz também uma história de superação, de luta e as multi tarefas diárias das mulheres.
Durante o mês, a Secretaria segue ofertando uma maior quantidade de exames de mamografia e de coletas de preventivo em horários estendidos, facilitando para aquelas mulheres que trabalham no horário de expediente. Além da parceria com as empresas da cidade, onde a equipe se desloca até a empresa para fazer a coleta no local, devidamente apropriado e privativo, para que as mulheres possam ter acesso fácil ao exame.
Campanha Outubro Rosa O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização que ocorre todos os anos, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e de colo uterino. A importância desta iniciativa está em vários aspetos, desde promover a detecção precoce do câncer de mama, a desmistificação e educação sobre os sintomas, fatores de risco e prevenção, além do apoio às pacientes e famílias oferecendo suporte emocional.
A secretária de saúde, Elizandra da Silva, conta que essa campanha também é uma oportunidade para chamar a atenção de governos, para a necessidade de investimentos em políticas de prevenção, diagnósticos e tratamentos acessíveis e de qualidade para todos.
Em Palma Sola os índices têm aumentado gradativamente. Atualmente cerca de 15 mulheres estão em tratamento e aproximadamente 30 que se trataram nos últimos anos e seguem em acompanhamento.
Os principais desafios enfrentados pela Secretaria são a falta de conscientização e o medo do diagnóstico. Muitas mulheres ficam com receio de enfrentar um tratamento doloroso, com possibilidade de perder a mama, ou até preconceitos culturais relacionados à doença, levando algumas mulheres a ignorar os primeiros sinais. Além desses, o impacto psicológico, pois o câncer de mama não afeta apenas a saúde física, ele também pode ter um forte impacto no bem-estar emocional das pacientes.
A detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero é de extrema importância, pois aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento e a qualidade de vida das pacientes. Elizandra conta que na abordagem das campanhas de conscientização são enfatizados alguns pontos, como: Educação e conscientização, acesso a exames, testemunhos e histórias, desmistificação, apoio psicológico e social. Essas ações visam não apenas reduzir a incidência e a mortalidade do câncer, mas também empoderar as mulheres, promovendo o autocuidado e a saúde preventiva.
Elizandra aconselha as mulheres a fazer os exames preventivos de câncer de mama [autoexame, mamografía] e colo de útero [coleta de preventivo, papanicolau anual], pois os mesmos são essenciais para a detecção precoce e o aumento das chances de tratamento bem-sucedido. “Portanto conheça seu corpo, familiarize-se com a aparência e as sensações normais das suas mamas e da sua região íntima. Isso facilitará a identificação de qualquer alteração. Em casos de alterações procure a unidade de saúde, pois sempre vai ter um profissional para avaliar e indicar a melhor conduta”, conclui a secretária de saúde.