25/10/2024 às 16h00min - Atualizada em 25/10/2024 às 16h00min

Há 31 anos cultivando a cultura alemã em Guarujá

O grupo de dança guarujaense, Danzatori Del Zauber, tem como objetivo preservar e cultivar as heranças culturais e históricas, deixadas na região sul pelos imigrantes europeus

Ruthe Kezia
Guarujá do Cedro
Atualmente o grupo conta com 30 integrantes, que se encontram semanalmente no ginásio do Núcleo Arco Íris para realizar os ensaios com a professora Fernanda Andrioli.
Neste ano foi comemorado 200 anos da imigração alemã no Brasil, em 1938 alguns italianos e alemães se instalaram no Oeste Catarinense. Porém a cultura começou a ser enfatizada em Guarujá do Sul há 31 anos, quando surgiu o grupo de dança Danzatori Del Zauber. Em entrevista ao Sentinela, a guarujaense Cenilde Rohenkohl conta o início do grupo no município.
Filha dos agricultores Osvaldo Rohenkohl e Adela Romilda Allebrandt Rohenkohl, Cenilde nasceu dia 15 de outubro de 1995, no interior de Guarujá, na linha Progresso. O casal era de origem alemã e mesmo morando no Brasil ensinaram seus filhos a falar e a ler em alemão.
Por volta de 1989, Cenilde recebeu um convite do pastor Gilmar do Nascimento, para fazer parte do grupo de dança da igreja Evengélica Luterana, e ser seu par de dança, ou frida como é chamada na cultura alemã. Cenilde lembra que durante dois anos o grupo era chamado para se apresentar nas cidades regionais, onde além de representar o município, divulgavam a cultura germânica de Guarujá do Sul.
Em 1993 o grupo passou a ser reconhecido pela administração municipal, na época Clemente Conte era o prefeito. Cenilde conta que com o auxílio das guarujaenses Darci Maria Linck Zimmer e Nelci Werner [ambas em memória], que na época era secretária de educação, Cenilde foi convidada para iniciar como professora de dança do grupo Danzatori Del Zauber, fundado no dia 22 de julho de 1993. No início do grupo havia quatro categorias: infantil, infanto-juvenil, adulto e terceira idade.
O grupo tem como intuito preservar e cultivar as heranças culturais e históricas, deixadas na região sul pelos imigrantes europeus. A primeira professora de dança explica que o nome do grupo tem origem Ítalo Germânica e traduzindo significa Dançarinos do Encanto.
Atualmente o grupo de dança conta com 30 participantes, que se encontram semanalmente no ginásio do Núcleo Arco Íris para realizar os ensaios. Cenilde ficou à frente como professora de dança durante 25 anos [ela já atuava como professora desde 1989, no grupo de dança da comunidade], depois foi coordenadora por mais sete anos e atualmente está afastada do grupo, pois atua como diretora do departamento dos idosos.
Em 2015 a 2017 Juliana Gattermann assumiu como professora de dança do grupo Danzatori Del Zauber. Em 2018 a 2020 Giovana Sotilli foi a professora responsável e em 2020 a 2023, Juliana Rotini Brites foi a professora de dança. Atualmente Fernanda Andrioli é a responsável por coordenar a dança do grupo.
Fernanda participa do grupo desde 2016 e a partir desse começou a atuar como professora de dança das duas categorias: adulto e infanto-juvenil, que abrange alunos a partir de quatro anos de idade. Fernanda conta que por muito anos havia apenas a categoria adulto, mas com o desejo de ingressar novamente as crianças e adolescentes no grupo, abriram uma nova categoria.
A professora frisa que os pais que desejam inserir seus filhos no grupo Danzatori Del Zauber, podem realizar a pré-inscrição através dos contatos: (49) 93300-3903 [Fernanda] e (49) 99143-6595 [Marciel].
 
Dezemberfest 2024
O principal evento desenvolvido pelo grupo Danzatori Del Zauber é o Dezemberfest que já está na sua 23º edição. O evento é realizado todo primeiro sábado do mês de dezembro, neste ano será no dia 7, a partir das 19h no Pavilhão Católico da cidade.
O grupo é filiado na LAAOSC [Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina], que é composta por 30 grupos folclóricos, representando 20 cidades distribuídas no Oeste do estado, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 1.400 dançarinos.
Aproximadamente 12 grupos da liga participam periodicamente na Dezemberfest. A noite conta com um jantar e logo após inicia as apresentações dos grupos e danças de integração. O evento é finalizado com um baile, Fernanda conta que a programação oficial ainda não foi definida, mas que logo estarão divulgando.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90