Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
12/12/2024 às 10h02min - Atualizada em 12/12/2024 às 10h00min

Mesmo sendo situação, Pakito promete não esconder sua opinião

Nos últimos 8 anos Rafael Marques Battisti (PP) compôs a base de oposição ao prefeito. Agora reeleito, Rafael garante que manterá seus posicionamentos, se mantendo firme naquilo que considera correto para Palma Sola

Ruthe kezia
Palma Sola
Essa é a terceira vez que Pakito, disputou o cargo Legislativo em Palma Sola, com 369 votos ele se destaca como uma das principais lideranças do Partido Progressista do município. ASO/Igor Vissotto
O jornal Sentinela conversou com o vereador eleito pela segunda vez em Palma Sola pelo Partido Progressista, Rafael Marques Battisti, onde ele comentou sobre sua jornada política e projetos. Rafael, conhecido como Pakito, tem 36 anos, é formado em Comunicação Social e habilitado em Publicidade e Propaganda. À Justiça Eleitoral declarou ser empresário. Rafael é casado com Claudinéia Dondé, com quem está junto há 17 anos, como frutos desse relacionamento, eles têm dois filhos, Lorenzo e Antonella.
Esse ano é a terceira vez que o vereador Pakito, disputou um cargo Legislativo em Palma Sola. Na primeira vez, em 2016, Pakito ficou como suplente, em 2020 se elegeu como o segundo vereador mais votado, sendo eleito a principal liderança de oposição a este governo que se finda dia 31 de dezembro, e nesse ano, se elegeu como o vereador mais votado de Palma Sola, conquistando 369 votos.
Pakito relata que boa parte dos palmassolenses que se declaram de direita votaram nele, além de ter recebido muitos votos dos progressistas e simpatizantes do partido. Ele remete essa grande conquista ao seu trabalho, empenho e compromisso com o município palmassolense, afirmando que os 369 votos, são devidos ao seu posicionamento perante as causas e o fato de não ter medo em emitir sua opinião.
O vereador descreve a primeira eleição de um vereador costuma ser mais fácil, justamente por não estar no exercício de nenhuma função pública, não ter rejeição dos eleitores. De acordo com ele, sua primeira campanha foi estruturada em promessas. Mesmo que em 2016, Pakito tenha ficado como suplente, ele assumiu quatro vezes como vereador efetivo, ficando por seis meses no mandato.
Ao contrário da eleição ao cargo de vereador neste ano, a segunda disputa, realizada no ano de 2020 também foi tranquila. Pakito relata que por conta do desgaste dos últimos quatro anos como vereador, a eleição deste ano foi mais difícil, comparado às duas anteriores: “Há um desgaste, tudo aquilo que você pregou na primeira e na segunda, agora se tem o julgamento daquilo que foi prometido, daquilo que poderia ter sido feito e efetivamente não foi realizado”.
 
Perda de votos
Analisando os votos, Pakito comenta que sua maior perda não foi pelo trabalho realizado ou não realizado, mas sim, pelos seus companheiros políticos, tanto do PP quanto dos demais que fizeram parte da coligação [PL e PSD]. Ele explica que a tardia decisão em disputar o cargo de vereador o fez perder muito voto.
A demora nesta decisão se deu em razão do convite oficial do MDB para Pakito compor chapa na majoritária, como candidato a vice-prefeito. Também havia possiblidade do Progressistas o lançar como vice noutra chapa. “Em razão deste cenário eu demorei para me decidir e me apresentar como candidato a vereador” admite.
“Como é um município pequeno as pessoas vão se amarrando. Eu pedi o teu voto e você prometeu para outra pessoa, você pode ter até vontade de votar para mim, mas você não vota porque já prometeu para outro. Então essas foram as minhas maiores perdas de voto” detalha Rafael. Ele ainda acrescenta que nas eleições anteriores teve pessoas que o apoiaram, que desta vez apoiaram outros candidatos por quem tinham mais afinidade. Movimento este que lhe tirou mais alguns votos.
 
Conquistando novos votos
Ao Sentinela, Pakito informa que durante o seu mandato [2020 – 2024] fortaleceu a quantidade de votos no interior e manteve seus votos dentro do PP, tanto a nível de trabalho realizado, quanto por não travar o desenvolvimento de Palma Sola. Ele comenta que durante os últimos quatro anos o Executivo apresentou aproximadamente 250 projetos para aprovação da Câmara de Vereadores, destes, em apenas um ele votou contra, além de sugerir modificação em outros seis projetos de lei; os demais foram aprovados integralmente.
Nesta eleição Pakito aumentou a quantidade de votos no bairro Palmares. “Das eleições que já participei, esta foi a mais acirrada para os vereadores. Neste ano a nominata de vereadores foi muito forte, com apoio, tanto de pessoas, grupos, quanto financeiramente. A gente brinca que nunca houve fundo eleitoral para vereadores e essa eleição até os candidatos a vereadores receberam fundo eleitoral”, relata Pakito.
 
Projetos realizados e planos para 2025 a 2028
A coligação: “Progresso com Liberdade e Democracia”, formada pelos partidos PL, PP e PSD, elegeu cinco vereadores [Rafael Pakito (PP), Ivan Luchese (PL), Moacir Sansigolo (PL), Carlos Rodrigues (PP) e Mano da Patrola (PP)], formando a maioria na Câmara de Vereadores, que naturalmente passam a dar apoio ao poder Executivo para o prefeito eleito Marcio Sansigolo (PL) e Nice Crestani (PP).
Questionado sobre os alinhamentos para os próximos quatro anos, Pakito relata que existiam pré-acordos antes da eleição e que nos próximos dias irão se reunir para oficializar o acordo entre eles, como a presidência da Câmara, mesa diretora e comissões.
Atualmente Rafael é o presidente da Câmara e como presidente, ele iniciou a reforma e ampliação da sede do Poder Legislativo de Palma Sola. A Câmara terá um espaço amplo e moderno. Sua expectativa é continuar na presidência para concluir a obra que custará aproximadamente R$ 600 mil aos cofres públicos.
A obra iniciou em março deste ano, porém paralisou devido a questões relacionadas ao orçamento da obra: “Para que a gente não perdesse o recurso, porque por mais que a obra é pública e o dinheiro é fruto da economia da Câmara, era recurso de um ano para o outro, por isso se envolvemos para não perder”, relata Pakito. No mês de setembro realizamos uma nova licitação e a obra foi retomada em outubro deste ano. A previsão de entrega é para até o final do primeiro semestre de 2025.
Além da análise e aprovação dos projetos, Pakito, destaca como grande ação dos vereadores a aprovação do Plano Diretor do município. Ele revela ao Sentinela que ainda não conseguiu concluir a revisão da Lei Orgânica, iniciada pelo vereador Clair Munaro (PDT) e que deseja colocar em pauta e realizar uma revisão do regimento em parceria com o Poder Executivo.
 
Qual posição esperar de Pakito
Essa é a primeira vez que o vereador Pakito compõe um grupo de situação, nos demais mandatos ele foi oposição, todavia o vereador afirma que isso não será motivo para esconder a sua opinião: “Assim como ao longo dos oito anos do prefeito Kiko (MDB), primeiro com o Moacir Sansigolo (PL) de vice, depois com o Marcio Sansigolo (PL) de vice, eu sempre me posicionei, agora com o Marcio como prefeito, tendo a Nice (PP) como vice, eu vou continuar me posicionando me mantendo firme naquilo que considero correto para o município”, afirma Pakito.
As urnas confirmaram que Pakito é uma das principais lideranças do Partido Progressista, já que ele foi o vereador com o maior número de votos, além de que é uma das lideranças mais jovens do partido, o que lhe habilita para disputar uma eleição na majoritária. Questionado sobre seus planos para 2028, Rafael Battisti relata que a política sempre esteve nele: “Eu não vou dizer que algum dia planejei estar como vereador ou na majoritária, mas não vou negar que sempre trabalhei para que se isso acontecesse, eu estivesse à disposição”, finaliza o vereador mais votado, Rafael Marques Batisti, popular Pakito.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/I7fwKFWDW4M9hxKJX0wfE9
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90