13/12/2024 às 10h00min - Atualizada em 13/12/2024 às 10h00min
Jovens acolhidos em Lar Aprisco terão curso gratuito de informática
Iniciativa com o grupo Harpa capacitará adolescentes em software, preparando-os para o mer-cado de trabalho com foco na área de programação.
Jéssica Rebelatto
São José do Cedro
Parceria entre Lar Aprisco e grupo Harpa de Tecnologia oferece formação profissional gratuita para adolescentes em situação de acolhimento. O Lar Aprisco, instituição que acolhe adolescentes em situação de vulnerabilidade, firmará uma parceria inovadora com o grupo Harpa de Tecnologia, uma empresa que atua em diversos segmentos tecnológicos na região de São Miguel do Oeste e Santa Catarina. O objetivo é oferecer um curso gratuito na área de informática, com foco em software, para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
As tratativas com o grupo Harpa começaram em novembro e seguem avançando. De acordo Ismael Batista, Diretor Administrativo da entidade Lar Aprisco, a iniciativa será oficializada em uma reunião no mês de dezembro, com previsão de lançamento do projeto já em janeiro.
"Esse curso vai capacitar alguns dos nossos acolhidos, não serão todos, pois haverá uma seleção para garantir que os participantes estejam preparados para aproveitar essa oportunidade. Queremos que esses adolescentes saiam daqui não apenas empregados, mas como profissionais qualificados", destacou Ismael.
O grupo Harpa já tem experiência em oferecer cursos profissionalizantes que resultaram na colocação de jovens em grandes empresas de Santa Catarina, com salários significativos. A demanda por profissionais da área de tecnologia, especialmente programação, é crescente, mas ainda há poucos qualificados no mercado.
"Hoje, a área de tecnologia tem uma demanda enorme por profissionais que entendam de programação, mas ainda é difícil encontrar pessoas capacitadas. Com essa parceria, estamos oferecendo um futuro promissor para nossos adolescentes, que poderão sair do Lar Aprisco aos 18 anos já com uma profissão consolidada", ressaltou Ismael.
O evento de lançamento do curso está previsto para janeiro, com a presença de representantes do grupo Harpa, incluindo o presidente da empresa, e a assinatura do termo de parceria.
"Essa será uma oportunidade única para nossos jovens. Estamos confiantes de que eles sairão daqui preparados para enfrentar o mercado de trabalho com mais chances de sucesso", concluiu Ismael.
A iniciativa reforça a importância de projetos sociais que conectam empresas e instituições de acolhimento, promovendo transformação e inclusão por meio da educação e da tecnologia.