Defesa Civil emite alerta vermelho para Palma Sola e Campo Erê
Palma Sola registrou 60 mm de chuva, sem danos significativos. Em Campo Erê houve queda de granizo, mas em pedras pequenas. O sistema automático de alertas busca preparar a população para fenômenos climáticos severos
Jéssica Rebelatto - Região
24/01/2025 09h50 - Atualizado há 1 semana
Radar meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina monitora o estado e emite alertas com base na gravidade dos eventos climáticos. (Foto: Divulgação)
Na quinta-feira, 23, por volta das 18h53, os moradores de Palma Sola receberam um alerta da Defesa Civil indicando risco elevado de fenômenos climáticos. Em entrevista, Daniel Delevatti explicou o funcionamento do sistema de alertas e a importância da comunicação preventiva.
Segundo Daniel, anteriormente os moradores podiam se cadastrar para receber notificações via SMS enviando uma mensagem para o número 40199. Contudo, em situações de maior gravidade, como a emissão de alerta vermelho, os avisos são enviados automaticamente a todos os residentes da área afetada.
"O sistema da Defesa Civil do Estado conta com meteorologistas que monitoram as condições climáticas por meio de um radar que abrange todo o estado de Santa Catarina. Eles classificam os eventos em níveis de gravidade: observação (amarelo), atenção (laranja) e alerta (vermelho). Quando o nível chega ao vermelho, a probabilidade de um fenômeno climático severo é alta, como granizo, enxurradas e grandes volumes de chuva em curto espaço de tempo", explicou.
Na ocasião, Palma Sola e o município vizinho de Campo Erê receberam o alerta vermelho. "Felizmente, aqui registramos cerca de 60 milímetros de chuva, sem danos significativos e sem relatos de granizo. Em Campo Erê houve queda de granizo, mas em pedras pequenas, o que sugere que os prejuízos também foram mínimos", destacou Delevatti.
Ele também enfatizou a importância do alerta para que a população possa se prevenir. "Esses avisos permitem que as pessoas se preparem, guardem seus veículos, protejam suas casas ou se refugiem em locais seguros. Quem desejar, ainda pode optar por desativar o recebimento dos SMS, mas é uma ferramenta essencial para evitar contratempos".
A Defesa Civil de Santa Catarina disponibiliza boletins meteorológicos atualizados e alertas no site oficial. "O radar meteorológico que usamos monitora toda a movimentação de nuvens no estado, o que permite identificar e classificar os riscos com precisão. Ontem, por exemplo, tivemos um alerta laranja antes do vermelho, indicando a evolução do evento climático", finalizou.
A iniciativa reforça a relevância de sistemas de alerta preventivos, garantindo a segurança e o preparo da população em momentos de risco.