Na manhã de sábado, dia 1º, São José do Cedro realizou um mutirão de combate a dengue, reunindo agentes de saúde e diversas entidades em uma grande operação de conscientização. A iniciativa contou com o apoio da Vigilância Epidemiológica Sanitária, do 14º Regime de Cavalaria Mecanizado (RCMEC) do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Lions Clube.
A ação teve caráter educativo e percorreu os bairros São Cristóvão e São Domingos, onde duplas de agentes inspecionaram residências em buscas de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com os agentes de combate à dengue Mateus Romeira e Fernanda Castelli, a mobilização foi planejada para alertar a população sobre a importância da prevenção já no início do ano.
Além das visitas domiciliares, os agentes também realizaram o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), um estudo que mede o nível de infestação do mosquito em diferentes áreas da cidade. O objetivo é identificar os locais com maior risco e adotar medidas preventivas.
Mateus alertou que os próximos meses podem apresentar aumento significativo nos casos de dengue.
A prefeitura reforça que a população deve seguir as orientações de prevenção, eliminando recipientes com água parada e permitindo o acesso dos agentes às residências para as inspeções.