Em entrevista ao jornal Sentinela, a deputada Daniela Reinehr (PL) relata a luta que o Partido Liberal está enfrentando em relação a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) feita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, Daniela critica o Governo Lula (PT) e levanta bandeira em defesa ao agronegócio e apoio ao Governador Jorginho Mello (PL).
Denúncia da PGR a Bolsonaro
Na última semana, dia 18, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas por suspeita de tentar um golpe de Estado em 2022. Após prazo de 15 dias para manifestações dos advogados de defesa, o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, decidirá se acata ou não a denúncia.
Questionada sobre a ocasião, Daniela relata não ter ficado surpresa com a denúncia, pois ao longo dos dois últimos anos o PL tem assistido uma caça ao ex-presidente Jair Bolsonaro: “A finalidade, temos certeza que é para continuar deixando-o inelegível, para tirar do pleito eleitoral e do jogo democrático. Coincidentemente essa denúncia vem depois de uma pesquisa, onde o presidente Bolsonaro está majoritariamente à frente do Lula, em todas as possibilidades”.
Ela declara ter uma opinião muito clara a respeito dessa denúncia, Daniela diz ter certeza que se houvesse uma prova contra o ex-presidente, já haviam o prendido. De acordo com ela, essa denúncia tem como objetivo desgastar Bolsonaro, para impedir que ele concorra à eleição de 2026. “Diferentemente do atual presidente que foi condenado por crime de corrupção e de irresponsabilidade no exercício da função e simplesmente teve a sua condenação cancelada, anulado pelo próprio STF”, relata a deputada estadual.
Daniela comenta que em um evento público, um dos julgadores do processo declarou que iam acabar com o bolsonarismo. Para ela, essa situação é uma politização dos tribunais superiores, que deveriam ser imparciais e não deveriam se pronunciar politicamente. Enquanto oposição, o Partido Liberal tem trabalhado para derrubar essa denúncia.
Práticas que fortalecem a direita em SC
Mesmo que haja novas práticas acontecendo dentro do judiciário brasileiro, elas não enfraquecem a direita no estado de Santa Catarina. Essas práticas têm despertado nos brasileiros uma dúvida e gerado uma indignação na população em geral: “E muito pelo contrário, a direita está se fortalecendo. As pessoas vêm nos procurar dizendo que é uma injustiça o que está acontecendo”, relata Daniela.
Sem picanha, café e sem ovo
Recentemente o Paraná Pesquisas, divulgou os números da avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A coleta de dados que foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro e tem 2.2% de margem de erro, apresentou que 55% dos brasileiros rejeitam Lula, enquanto 42% o aprovam. Em relação ao desempenho, 45% dos entrevistados avaliam hoje sua gestão como ruim ou péssima, 28,8% a consideram boa ou ótima e 25% apontam o governo como regular.
Grande parte dessa rejeição está ligada aos produtos que o presidente está taxando, a deputada estadual comenta que o Governo está desconexo com o agronegócio, com o setor produtivo e com a realidade do País.
“Isso é uma lástima! Temos visto a inflação subir, está chegando a 7.5%, a projeção da taxa Selic pro ano que vem está em 15%, o ovo e o café estão caros. Antes o pessoal falava que não iria ter picanha, mas agora não tem nem café, está tudo muito caro”, destaca a deputada estadual.
A deputada Daniela recentemente lançou um slogan dizendo: “O Governo Federal não tem o que fazer e vai carimbar ovos”. O Governo apresentou uma medida que obriga os ovos de galinha, comercializados a granel, a ter um carimbo com a data de validade na casca, sendo que na caixa já há a data de validade.
A deputada, que também é agricultora, relata que a medida tem como objetivo favorecer os amigos do Governo, causando prejuízos aos agricultores brasileiros, principalmente os de pequeno porte. Com o objetivo de assustar os efeitos da nova portaria, Daniela protocolou um PDL e após muita pressão conseguiu que o Ministério flexibilizasse a medida. Porém ela declara que a guerra ainda não acabou e que irá trabalhar até conseguir derrubar a portaria: “Porque não queremos um Governo para carimbar ovos, queremos um Governo decente, que respeite o produtor, que trabalhe com eficiência com o recurso público e que não atrapalhe quem quer produzir”.
Pedido de impeachment de Lula
Baseado no laudo do Tribunal de Contas da União, que relatou que o Governo Lula cometeu pedalada fiscal e improbidade, o PL protocolou um pedido de impeachment do presidente Lula.
“No dia 16 de março, haverá protesto em todo o Brasil e eu convido todos os que queiram participar, porque não dá mais. O país está a bancarrota, estamos vivendo uma carestia e um roubo sem precedentes e tudo isso em detrimento do nosso povo e do nosso país. Não tem mais razão de ser esse Governo, ele realmente não sabe o que está fazendo e está na hora de ele ir para casa”, conclui a deputada estadual Daniela Reinehr (PL).