As cápsulas do tempo denotam melhorias em Anchieta

Na comemoração dos 62 anos de Anchieta, foram abertas as cartas escritas em 2013, onde alguns pedidos foram atendidos. A idéia é planejar novas cartas para serem abertas em 2030

Ruthe Kezia - Anchieta
02/04/2025 14h59 - Atualizado há 1 dia
As cápsulas do tempo denotam melhorias em Anchieta
Durante a leitura das cartas, percebeu-se que algumas demandas foram atendidas, como o avanço na infraestrutura viária e a ampliação dos serviços de internet. (Foto: Divulgação)

Em 20 de março, o município de Anchieta comemorou 62 anos de emancipação política administrativa. Para comemorar, o município promoveu diversas atividades com atrações para todas as idades. Uma das atividades que chamou a atenção da comunidade foi a dinâmica da cápsula do tempo com o tema: “Revivendo nossa história”.

O projeto da cápsula do tempo iniciou em 2013 e contou com a participação de estudantes e membros da comunidade. O evento revelou os anseios e as expectativas do passado em relação ao desenvolvimento do município.

Segundo o secretário de indústria e comércio, Ernani Grabin, que também responde pela Secretaria de Cultura e Turismo, a iniciativa buscou resgatar a visão que a população tinha para o futuro do município e agora irão comparar se esses anseios foram atendidos ou não. Ele comenta que os principais pedidos da época eram o sinal de internet no interior, asfaltamento das ruas, a melhoria dos transportes escolares e o embelezamento da cidade.

Durante a leitura das cartas, percebeu-se que algumas demandas foram atendidas, como o avanço na infraestrutura e a ampliação dos serviços de internet. No entanto, novos desafios surgiram ao longo dos anos, como a necessidade de um Centro de Eventos para o município.

Agora, o município planeja uma nova edição da cápsula do tempo, com abertura prevista para 2030. Diferente da edição anterior, que envolveu majoritariamente as escolas, o novo projeto contará com a participação de toda a comunidade, incluindo entidades e clubes locais: “Queremos envolver mais pessoas e registrar suas expectativas para o futuro da cidade. Teremos um evento solene para selar a nova cápsula”, destacou Grabim.

A data para a nova coleta das cartas ainda será definida e divulgada. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o futuro do município e promover a participação ativa da população no desenvolvimento de Anchieta.

 

Relembre a comemoração dos 62 anos de Anchieta

A programação do aniversário do município contou com lotopé, música ao vivo e uma dinâmica da cápsula do tempo, com o tema: “Revivendo nossa história”. Antes do show da banda Igor & Júnior se apresentar, foi feito a entrega de um pedaço de bolo para os anchietenses presentes.

As comemorações continuaram no domingo, dia 23, com início de tradições, onde foi realizado um passeio ciclístico com início às 7h30. Os anchietenses percorreram 16 quilometos, o trajeto iniciou no centro da cidade e terminou na comunidade Linha São Pedro, interior de Anchieta. Durante o percurso haviam pontos de apoio com distribuições de água. No final do trajeto foi distribuído frutas para os participantes.

O prefeito Moacir Piovezani agradece a todos os anchietenses que participaram das comemorações de 62 anos de emancipação. “Foi um momento especial, repleto de alegria, união e muita diversão para todas as idades. Cada sorriso, cada participação e cada gesto de carinho, tornaram essa celebração ainda mais significativa. Nosso reconhecimento a todos que contribuíram para o sucesso do evento, que possamos continuar celebrando juntos a história e o crescimento de nossa querida cidade”, conclui o prefeito Moacir.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90