O Departamento da Cidade em parceria com a Administração Municipal de Anchieta está promovendo a recuperação das calçadas urbanas, com foco em acessibilidade e segurança para os pedestres. A iniciativa visa corrigir problemas estruturais, como lajotas soltas e desgastadas, que há tempos vinham gerando reclamações da população.
“O pessoal estava reclamando que as lajotas estavam soltas e em dias de chuva pisavam em cima e acabavam caindo, principalmente pessoas de idade", destacou o diretor do Departamento da Cidade, Claudecir Vieira, popular Gipe.
O projeto realizado nas ruas Vereador Geraldo Garlet e Mato Grosso, e na Avenida Anchieta, incluiu a colocação onde não tinha lajota e onde tinha lajotas soltas, foram arrumadas. Além da equipe efetuar a recuperação dos meios-fios e a pintura das calçadas.
A obra está sendo executada em etapas, com a substituição de lajotas quebradas e a colocação de novas peças para garantir um serviço de qualidade. "Contratamos uma empresa terceirizada para fazer isso. Onde estava quebrado, arrancamos tudo afora e colocamos novo para ficar um trabalho bem feito", afirmou.
Foram investidos mais de R$ 100 mil de recursos próprios, nas melhorias das. Além da recuperação das calçadas, o Departamento iniciará em breve um programa de tapa-buracos em ruas danificadas: "Firmamos um contrato com o Conder e vamos recuperar os pontos afetados, principalmente onde a Casan danificou com rompimentos de canos", explicou Gipe.
Principais dificuldades e expectativas do Departamento
No início da atual gestão, as dificuldades financeiras e a falta de uma transição administrativa, impediram o avanço imediato de obras e somente em fevereiro que as melhorias começaram a ser implementadas, e a expectativa é de que até final de abril as principais calçadas do perímetro urbano estejam recuperadas.
Para o futuro, o município estuda um novo projeto para ampliação da infraestrutura urbana, visando atender ruas que ainda não possuem calçadas padronizadas. "Estamos analisando junto com o prefeito, um projeto para que onde não há calçadas, possamos ter uma parceria com os moradores, para viabilizar essa construção", explicou.
Gipe reforça o pedido para que a população colabore com a limpeza da cidade, evitando o descarte de entulhos e galhos nas ruas. O diretor pede que os proprietários de terrenos baldios realizem a limpeza para evitar problemas com o mosquito da dengue.
Com o avanço das obras e o apoio da população, o Departamento espera garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores, tornando a cidade mais acessível e organizada.