Com o objetivo de oferecer ferramentas práticas e estratégicas para o crescimento das empresas locais, a Associação Comercial e Industrial (Acisa) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Anchieta, promoveram um curso de Liderança, Gestão e Desenvolvimento voltado a empresários, gestores e profissionais do comércio. A programação teve início no dia 12 de fevereiro e chegou ao fim no dia 8, onde reuniu 16 participantes, entre líderes de equipe e empreendedores anchietenses.
A capacitação abordou temas essenciais como cultura organizacional, liderança com autorresponsabilidade, comunicação eficaz, feedback construtivo, prosperidade, performance, autoconhecimento e inteligência emocional. Além disso, os participantes puderam refletir sobre os desafios atuais do mercado e as principais tendências para o futuro do varejo e dos serviços.
O curso contou com o apoio da psicóloga e associada Brenda Daiana Lago. “A proposta surgiu, a partir da necessidade que percebemos em fortalecer a base empresarial local, ajudando os empresários a se prepararem melhor para um mercado em constante transformação”, explica a presidente da Acisa/CDL de Anchieta, Franciela Biondo.
Esse tipo de ação visa aproximar ainda mais, os representantes do comércio, da comunidade. Ela acrescenta que oferecer cursos e capacitações é uma forma de qualificar o comércio, incentivar a inovação e promover um ambiente colaborativo preparado para os desafios da economia atual.
A expectativa é que os assuntos tratados durante a formação influenciem diretamente na qualidade dos serviços prestados, no desempenho das equipes e na satisfação dos clientes. “Quando o empresário se capacita, toda a cadeia é beneficiada, desde o ambiente interno da empresa, até o relacionamento com os consumidores. Isso fortalece o comércio como um todo”, pontua Franciela.
Diante do sucesso da iniciativa, a Acisa e a CDL já estão programando novos momentos de capacitação. A proposta é dar continuidade a formações periódicas, sempre alinhadas com a realidade local e às demandas dos próprios empresários.