Alunos da EEB Claudino Crestani disputam competição de foguetes

A disputa envolveu alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio, e os melhores colocados garantiram vaga na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Arthur Nunes / Ruthe Kezia - Palma Sola
29/04/2025 15h30 - Atualizado há 8 horas
Alunos da EEB Claudino Crestani disputam competição de foguetes
A disputa envolveu alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio (Foto: Ruthe Kezia)

Na terça-feira, dia 15, a EEB Claudino Crestani foi palco de uma competição de foguetes feitos com garrafas PET. O objetivo era ver qual foguete alcançaria a maior distância. A disputa envolveu alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio, e os melhores colocados garantiram vaga na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A equipe Moranguinhos, representada por Juliane Dias Soares, do 6º ano, foi um dos destaques do dia. “No primeiro lançamento deu 51 metros e no segundo, 64. A gente passou a semana toda pensando no foguete, planejando, arrumando o que tinha que arrumar”, contou. A criatividade e o esforço foram essenciais, pois necessitaram usar garrafas, fitas e até pedras para dar estabilidade ao foguete.

Já a equipe Blue Lock Rivals não teve o melhor desempenho, mas mostrou espírito esportivo. “A gente veio pelo esporte, não pelo prêmio”, disseram os integrantes, que comemoraram o aprendizado acima de tudo.

A iniciativa partiu dos próprios estudantes, inspirados por um projeto semelhante em São Miguel do Oeste. Gabriel Sbaraini Ribeiro e Ana Júlia da Silva, ambos de 15 anos, participaram da organização e destacaram o envolvimento coletivo. “É uma forma de diversão e aprendizado. Todo mundo participa, se diverte e aprende junto.”

A diretora Leomara Pedo reforçou o apoio da escola à proposta. “Nossa gestão sempre buscou estimular o protagonismo juvenil. Eles estão protagonizando, os professores apoiando e todo mundo se divertindo junto. É isso que importa.” Segundo ela, os alunos classificados agora seguem para a fase nacional da OBA, onde participarão com foguetes de garrafa impulsionados por água e bomba de ar e, futuramente, enfrentarão uma prova escrita.

Além da aprendizagem prática, a competição tem gerado um efeito impressionante. “Vimos crianças brincando com os pais na rua, postando vídeos, comentando com entusiasmo. É um jeito leve e eficaz de aprender”, concluiu a diretora.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

 


Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90