No bairro Melo, em Campo Erê, um grupo de idosos participa semanalmente de atividades recreativas promovidas no Clube São Cristóvão. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras à tarde e reúnem cerca de 70 participantes ativos.
Segundo a presidente do grupo, Lourdes Sander Gerhardt, o grupo realiza jogos como baralho, bocha e dominó, além de reuniões para planejar eventos como matinês e passeios. Ao final das tardes, é servido um lanche coletivo.
A faixa etária predominante entre os participantes varia entre 60 e 65 anos, mas o grupo também conta com associados mais jovens, a partir dos 40 anos, que atuam como voluntários no apoio às atividades.
O projeto recebe suporte de profissionais da saúde, como nutricionista e professores de outras áreas. “É maravilhoso. É uma autoestima para os idosos”, avalia a presidente sobre a importância da iniciativa.
A participação no grupo é aberta a novos membros, mediante o pagamento de uma mensalidade simbólica. Para a organização, a proposta vai além do lazer, sendo uma forma de promover socialização, saúde e bem-estar na terceira idade.