Professores de Campo Erê são vacinados contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Campo Erê realizou a vacinação contra influenza nos profissionais da educação da rede municipal, estadual e da Apae, visando protegê-los contra o vírus da gripe

Ruthe Kezia - Campo Erê
07/05/2025 15h00 - Atualizado há 19 horas
Professores de Campo Erê são vacinados contra a gripe
A vacina ofertada neste ano protege contra três tipos de vírus: influenza A, influenza B e H3N2, agentes que têm sido os principais responsáveis por internações por síndromes respiratórias. (Foto: Ruthe Kezia)

A Secretaria de Saúde de Campo Erê realizou a vacinação contra influenza nos profissionais da educação da rede municipal, estadual e da Apae,A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê está levando a vacinação contra a gripe diretamente às escolas do município. Professores e demais profissionais da rede municipal, estadual e da Apae já receberam as doses da vacina contra a influenza, que continua sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte da estratégia para imunizar grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira da Vigilância em Saúde, Samara Ronchi, a vacinação dos profissionais da educação é realizada nas próprias unidades escolares, devido ao grande número de pessoas que integram esse grupo. “Eles também são considerados grupo de risco. Como é um público grande, a gente acaba se deslocando para fazer a vacinação in loco”, explica.

Embora o foco principal da campanha ainda esteja nos grupos com metas específicas de cobertura vacinal, como crianças e idosos, Samara ressalta a importância de proteger os educadores: “É um local onde circulam muitas crianças e pessoas, e o risco de transmissão da influenza é muito grande”.

A vacina ofertada neste ano protege contra três tipos de vírus: influenza A, influenza B e H3N2, agentes que, segundo a enfermeira, têm sido os principais responsáveis por internações com síndromes respiratórias. Ela acrescenta que no estado de SC há mais de 2 mil crianças, adolescentes e idosos que foram internados neste ano, com síndromes respiratórias.

Em Campo Erê, até o momento, não há registros de internações por essas causas. No entanto, a preocupação com a chegada do inverno e o aumento da circulação viral reforça a importância da vacinação. De acordo com ela, ambientes fechados e baixa imunidade, aumentam os riscos de transmissão.

Além dos profissionais da educação, a Secretaria de Saúde está reforçando o chamado aos pais para que levem suas crianças entre 6 meses e 6 anos, para se vacinarem. Samara relata que está tendo pouca procura nessa faixa etária, e entende que o risco de uma criança desenvolver um quadro grave, como bronquiolite, é muito alto.

Para ampliar o acesso da população à vacina, a sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede está funcionando às sextas-feiras até às 19h. A partir deste sábado, dia 10 de maio, a Secretaria terá um cronograma especial.

A UBS Sede irá atender das 8h às 17h, enquanto a UBS do bairro Cohab e Vila Feliz, atenderá das 8h às 13h, e a UBS do bairro São Francisco irá atender das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. A partir do dia 12 de maio, a vacinação será ampliada para toda a população, sem necessidade de pertencer a um grupo prioritário.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90