Robert Prevost é eleito Papa Leão XIV

Religioso agostiniano e ex-missionário no Peru, Leão XIV promete continuidade nas reformas e foco pastoral próximo ao povo

Arthur Nunes - Região
08/05/2025 18h37 - Atualizado há 20 horas
Robert Prevost é eleito Papa Leão XIV
Robert Francis Prevost saúda fiéis da sacada da Basílica de São Pedro após ser anunciado como Papa Leão XIV, empossado como o 267º líder da Igreja Católica. (Foto: Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o Vaticano anunciou a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o novo Papa, que adotará o nome de Leão XIV. A tradicional frase “Habemus Papam” foi proferida da sacada da Basílica de São Pedro, marcando oficialmente o início de um novo pontificado.

Uma trajetória marcada pela missão e pelo serviço

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977. Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, após concluir seus estudos em teologia na Catholic Theological Union de Chicago e obter doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Sua missão o levou ao Peru em 1985, onde atuou como pároco, professor de seminário e administrador. De 2001 a 2013, serviu como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho. Em 2014, foi nomeado bispo de Chiclayo, no Peru, cargo que ocupou até 2023, quando foi chamado a Roma para assumir o Dicastério para os Bispos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Compromissos e visão pastoral

Leão XIV é reconhecido por sua abordagem pastoral centrada na proximidade com o povo. Em entrevista ao Vatican News, destacou que "o bispo é um pastor próximo ao povo, não um gestor", enfatizando a importância de comunicar a beleza e a alegria de conhecer Jesus.

Seu pontificado promete continuidade com as reformas iniciadas por Francisco, especialmente no combate aos abusos sexuais na Igreja e na promoção da sinodalidade. Além disso, Leão XIV demonstrou compromisso com questões sociais, como a acolhida aos migrantes e a proteção ambiental.


Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90