Na noite de ontem, dia 08, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul promoveu uma palestra com a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL). O evento realizado no auditório da EEB Elza Mancelos de Moura, marcou o início de uma nova abordagem do órgão, com foco na ampliação do debate sobre os direitos das mulheres, a partir de diferentes perspectivas ideológicas.
De acordo com a procuradora da mulher da Câmara, Regiane Cichelero, a proposta é romper com o padrão anterior de discussões pautadas por um único viés político. “A nossa ideia é trazer um debate mais plural, abordando todos os vieses políticos e ideológicos, até mesmo para poder abarcar todas as mulheres. Afinal, nem todas pensam da mesma forma”, explicou.
A deputada Ana Campagnolo, conhecida por sua atuação conservadora e por críticas ao feminismo contemporâneo, foi a primeira convidada desta nova fase. Em sua fala, Campagnolo destacou a importância da presença feminina na política e questionou o impacto de determinadas políticas públicas direcionadas às mulheres.
Ela abordou sobre como funciona a política da defesa da mulher, qual a importância da mulher atuar na política e quais são os valores e princípios fundamentais: “Estudamos alguns projetos de Leis, desenvolvidos nos últimos anos que, apesar de levarem o nome da mulher, muitas vezes prejudicam a luta pela proteção da mulher de verdade”, pontua a deputada.
Ana mencionou o vínculo com o município: “Estamos muito felizes de estar mais uma vez em Guarujá do Sul, uma cidade que entrou no nosso radar quando conhecemos a história da Regiane, uma mãe educadora que enfrentou problemas na Justiça por causa do homeschooling. Foi esse o principal assunto que colocou Guarujá no nosso foco de atenção”, afirmou. Além da palestra, Campagnolo celebrou o envio de R$ 225 mil em emenda parlamentar para o Parque de Máquinas do município.
O evento contou com a presença da comunidade e lideranças locais, inclusive de vereadores e da prefeita Eliane Fanton (PL). O presidente da Câmara, Fabrício Wagner (PP), ressaltou a importância da iniciativa: “Tivemos a honra de receber a deputada Ana Caroline Campagnolo, a mulher mais votada da história do Legislativo Estadual, com 200 mil votos. A palestra teve como base a família, os princípios cristãos, aquilo que também norteia os meus valores”, declarou.
Para o vereador, o momento foi de esclarecimento e valorização da verdade. Destacou que agora irão trabalhar para dar continuidade aos princípios abordados durante a palestra, pensando no desenvolvimento local e das famílias guarujaenses.
A Procuradoria da Mulher segue com a missão de fiscalizar, acompanhar e propor ações que envolvam a realidade das mulheres. Com a nova gestão, a proposta é ampliar os espaços de diálogo e representatividade, promovendo eventos que contemplem diferentes visões de mundo e fortalecendo o papel da mulher na sociedade.