Após seis meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Palma Sola, Thiago Luchezi deixa o cargo e passa o comando novamente para Elisandra da Silva, que já havia ocupado a função anteriormente. Ao Sentinela ele relata seus principais feitos como secretário, suas dificuldades e destaca projetos que gostaria de ter realizado.
De acordo com Luchezi, sua saída estava prevista desde o início de sua gestão. Ele relata que esse era um acordo que tinha realizado com a Administração Municipal, mas mesmo com pouco tempo, trabalhou com o maior zelo.
Em entrevista, Luchezi agradeceu pela oportunidade, destacando o apoio recebido do prefeito Marcio Sansigolo (PL), da vice-prefeita Nice Crestani (PP) e dos colegas de gestão: “Aprendi bastante. Deixei algumas coisas que fiz com o maior carinho e zelo. Agradeço imensamente a todos da Secretaria de Saúde, aos funcionários, sem exceção, que me ajudaram bastante. A Secretaria tem suas particularidades, mas conta com uma excelente equipe”.
Luchezi fez menção especial aos motoristas da Saúde, chamando-os de: “heróis da estrada”, pois sempre estão atendendo a população no tempo mais rápido possível. Ele acrescenta que a demanda é muito grande e que todos os funcionários fazem o que podem, para que os palmassolenses tenham um atendimento de qualidade.
Conquistas e avanços
Mesmo com o curto período de gestão, o secretário destacou importantes conquistas. Entre elas, as reformas estruturais, como as do posto de saúde central e do posto no Novo Cerro Azul, além da reativação de atendimentos no interior, com o retorno de psicólogo, nutricionista, médico, equipe odontológica e aumento da frequência de atendimento ginecológico. Além da contratação de um fonoaudiólogo, profissional esse escasso na área da Saúde, que irá atuar uma vez por semana.
Além disso, Luchezi destacou alguns projetos que não foram concluídos, mas ele deu início, a exemplo da implantação da especialidade de ortopedia como um marco para o município: “É uma questão histórica para Palma Sola. Deixamos encaminhado o credenciamento junto ao CONIMS, por meio do hospital, para realizar os atendimentos aqui mesmo”.
Outro avanço citado foi o início da estruturação para a chegada do SAMU, com uma ambulância básica ao município. Ele destaca que mesmo sendo uma ambulância básica, é uma conquista importante para o município: “Tomara que ninguém precise usar, mas se houver necessidade, a estrutura estará ali”.
Outros pontos destacados foram: a redução expressiva nas filas de próteses dentárias; ações para zerar a fila de fisioterapia, com três profissionais atuando; aquisição de veículo com emenda parlamentar; protocolo de R$ 300 mil para investimentos em saúde, incluindo pedidos para cadeiras odontológicas, gerador e móveis; seguro de todos os veículos da saúde; aumento de 50% na cota do CIS/AMEOSC para exames; diminuição do tempo de espera para exames como tomografia, ressonância e endoscopia; início de entrega de aparelhos auditivos; parceria com o HEMOSC [Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina] para transporte e futura associação de doadores de sangue; e substituição de médicos em férias sem interrupção nos atendimentos.
Desafios e pendências
Entre os principais desafios, Luchezi destacou a adaptação aos programas e rotinas da Atenção Básica: “Embora eu tenha experiência na área hospitalar, a saúde básica é totalmente diferente. Foi um desafio conhecer todos os programas, trabalhar com a equipe multidisciplinar e gerir pessoas, cada uma com suas particularidades”.
Entre os projetos que gostaria de ter implementado, ele citou a oferta de especialidades como cardiologia e neurologia, além do desejo de reunir todos os quatro ESFs (Estratégias de Saúde da Família) em um único espaço físico: “Isso facilitaria o fluxo de atendimento, mas demanda tempo e adequações estruturais”.
Sobre a estrutura atual da saúde pública no município, o secretário foi enfático, avaliou a saúde como excelente. Relatando que sim, às vezes há atrasos, por conta das filas de espera, prestadores e da burocracia do SUS, mas que o trabalho é intenso. “A Administração prioriza a saúde, e isso se reflete nos serviços oferecidos”, comenta Luchezi.
Recomeço com quem já conhece a casa
Com a retomada da ex-secretária Elisandra da Silva, à frente da Secretaria, Luchezi demonstrou confiança na continuidade do trabalho. Ele destaca que Elizandra é uma excelente gestora, com conhecimentos para conduzir muito bem a Secretaria. Luchezi ressalta que a Saúde de Palma Sola estará em boas mãos.
“Fiz o que pude com muito zelo. Agradeço de coração à equipe, aos colegas secretários, à Administração, aos motoristas e a todos os funcionários. Levo comigo uma experiência rica e a certeza de ter contribuído com o que me foi possível”, conclui o secretário de saúde, Thiago Luchezi.