No último final de semana a Praça Municipal de Anchieta foi palco da 7ª edição do Encontro de Carros Antigos, os Caravelhos. O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas e contou com aproximadamente 315 veículos inscritos.
O evento contou com a presença de expositores de diversas cidades da região e até de fora do país. Além da exposição de veículos, o evento teve ampla programação voltada às famílias, incluindo brinquedos gratuitos para as crianças, barracas de alimentação com a participação de entidades como a APAE e escolas locais, além de artesanato e apresentações musicais.
Entre as principais atrações, foi a presença do piloto renomado da Fórmula Truck, Taio Agostini, que impressionou os apaixonados por velocidade ao expor seu caminhão de competição.
Uma das grandes novidades deste ano, foi a filiação oficial da Associação de Carros Antigos os Caravelhos à Federação Brasileira de Veículos Antigos. O integrante fundador da Associação, Fábio Kohls do Amaral, relata que a Federação esteve presente no evento, onde realizaram a entrega da bandeira e certificado, oficializando o momento. Ele acrescenta que em breve, será realizada a certificação de veículos, com a chamada placa preta [concedida a carros que mantêm alto grau de originalidade]. A partir disso, os Caravelhos se tornarão um núcleo habilitado para intermediar esse processo na região.
Durante o encontro, foram realizadas premiações simbólicas para alguns destaques do evento. O prêmio do carro de maior distância percorrida foi para Romildo Correa, de Campos Novos-SC, que percorreu 321 quilômetros para estar no evento. O prêmio da mulher que veio dirigindo de mais longe, foi para Carolina Freitas, de Mangueirinha-PR, que percorreu 180 quilômetros. O prêmio do veículo mais antigo, foi para o argentino Nino Arnold, com um Jeep Willys de 1.946. O prêmio do primeiro inscrito, foi para Cristiano, de Três Arroios-RS. O prêmio de maior grupo, foi para o grupo Confraria dos Antigos, de Francisco Beltrão-PR, que participou com 18 veículos.
Segundo Fábio, o evento é resultado do esforço coletivo da Associação e da comunidade, que ajudam a manter vivo o espírito do antigomobilismo. “Gostaria de agradecer toda a população que se fez presente. Sem a população, o evento não teria tanta grandeza. Com certeza, nós vamos sempre fazer o melhor para agradar todos e ter esse evento para a família”.
Surgimento da Associação
A Associação de Carros Antigos os Caravelhos, surgiu em 2017, formada inicialmente por três entusiastas: Fábio Kohls do Amaral, Vagner Pedro Piccoli Parizotto e Marcos Piccoli do Prado. O grupo começou promovendo passeios com veículos antigos e no mesmo ano realizou o primeiro encontro, que reuniu 80 veículos. O evento cresceu a cada edição, com destaque para o ano de 2022, que registrou recorde de público e 380 carros participantes.
Mesmo enfrentando os desafios da pandemia em 2020 e 2021, o grupo manteve-se ativo e, a partir de 2023, passou a integrar outras ações comunitárias como a Feira Gastronômica de Anchieta e a Feira de Sementes Crioulas: “Todos os nossos encontros contam com shows gratuitos, valorização de artistas locais e apoio às entidades do município, que aproveitam o espaço para vender lanches e arrecadar fundos”, conclui o presidente da Associação, André Provin.