Na última semana, a Secretaria de Assistência Social de Palma Sola em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveram uma ação juntamente com as crianças e adolescentes do SCFV, que uniu conscientização ambiental e cidadania. A iniciativa envolveu uma caminhada pela comunidade, com recolhimento de lixo em beiras de estradas e espaços coletivos no Distrito Cerro Azul.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Giana Carla Scaratti, a participação foi expressiva: “Foi muito boa, eles gostaram da atividade e participaram ativamente”, afirmou.
Atualmente, cerca de 70 crianças e adolescentes participam das atividades ofertadas no espaço do SCFV no distrito. Giana destaca a relevância de ações como essa para o desenvolvimento social dos participantes: “É importante para eles entenderem que a participação e o cuidado com nosso espaço gera uma comunidade melhor para todos, garantindo seus direitos e protegendo o espaço em que vivemos e convivemos com nossos familiares, amigos e comunidade em geral”.
Ela reforça que essas vivências contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, engajados não só com a preservação ambiental, mas com a saúde pública, seja ela no cuidado com o meio ambiente, como na prevenção de doenças, a exemplo da dengue.
A ação teve como objetivo mostrar às crianças e adolescentes que pequenas atitudes, quando realizadas com orientação e envolvimento, podem transformar a relação das novas gerações com o espaço coletivo.