Perfil
Último post 27/11/2015
IDEB Flor da Serra do Sul
Mais uma vez o município de Flor da Serra do Sul conquista excelente nota no IDEB. Parabéns.
Desde a fundação do jornal Sentinela acompanho e noticio o que de mais relevante acontece neste município, e esta não é a primeira vez que Flor da Serra do Sul é notícia pelos resultados obtidos através da Prova Brasil aplicado ao 5º ano. O resultado da prova do ano passado, divulgado este mês no Paraná, coloca Flor da Serra do Sul entre os 13 municípios com a melhor nota no Paraná entre os anos iniciais do ensino fundamental.
De longa data o município de Flor da Serra do Sul investe consistentemente na educação, seja na estrutura das escolas, no material pedagógico, na qualificação dos professores e principalmente no salário destes professores. Segundo dados do Firjan, Flor da Serra do Sul, paga o 6º melhor salário para os professores da rede municipal no estado do Paraná. Isto é muita coisa, afinal falamos de 399 municípios.
Entendo e defendo que no processo educacional é possível se retirar praticamente tudo de uma sala de aula, menos o professor. O professor é a figura máxima, para o pior ou para o melhor.
É comum escutar ou ler: ‘Nenhum médico, engenheiro, advogado, jornalista se transformou num bom profissional sem antes passar pelas mãos de um professor’; e isto é um fato. Mas também é fato que muitos profissionais medíocres e pessoas fracassadas também passaram pelas mãos de professores. Mérito a quem tem mérito e demérito àqueles que não tem mérito.
É louvável e até esperado que toda pessoa busque o melhor: uma vida melhor, um trabalho melhor, um casamento melhor, um salário melhor. Vejo muito professor fazendo de tudo para ter um salário melhor, o que é correto, mas me causa estranheza ver muitos destes professores escondendo quanto ganham ou com vergonha de falar o salário. Professores da rede pública, tem seus salários divulgados no Portal da Transparência.
O salário alto deveria ser motivo de orgulho, justamente para atrair o maior número possível de pessoas para esta profissão. Estatisticamente só acredito em qualidade, depois de termos quantidade. A partir do momento que tivermos professores sobrando no mercado, tenho certeza que aparecerão novos critérios de escolha e enfim teremos dentro das escolas só os melhores professores.
Nesta edição Flor da Serra do Sul é capa no jornal Sentinela pelos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, três semanas atrás foi Anchieta e São José do Cedro. Mérito dos gestores que valorizam os professores e mérito dos professores comprometidos com resultado.