Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Elizandra volta a extensão de sua casa

Elizandra da Silva retorna a Secretaria de Saúde de Palma Sola e visa retomar as campanhas mensais e dar continuidade aos projeto iniciados pelo ex-secretário, Thiago Luchezi

Ruthe Kezia - Palma Sola
29/07/2025 15h30 - Atualizado há 1 dia
Elizandra volta a extensão de sua casa
Elizandra da Silva, palmassolense de coração, sempre buscou aproveitar as oportunidades da vida. Ela que pelo acaso entrou no mundo da Saúde, hoje se sente realizada. (Foto: Ruthe Kezia)

Após um período de afastamento por licença-maternidade, Elizandra da Silva reassumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Palma Sola. Com uma trajetória marcada por superações, resiliência e dedicação ao serviço público, ela retorna com novos objetivos, mas com a mesma disposição de quem encara o trabalho como missão.

Mesmo tendo nascido em Francisco Beltrão-PR, Elizandra se considera palmassolense. Com um ano de vida, ela e sua família se mudaram para a linha Formosa, interior de Palma Sola. Por volta dos seus quatro anos, a família Silva se mudou para a comunidade Linha Santa Lúcia, interior palmassolense.

Ela relembra que sua infância foi repleta de travessuras e muita simplicidade: “Me criei no interior, bem menina moleca mesmo, nunca gostei de boneca, eu gostava era de jogar bola”, recorda rindo. A vida no campo e a rigidez da mãe, professora exigente, moldaram seu senso de responsabilidade.

Elizandra é a filha mais velha dos quatro filhos do casal, ela conta que por ser a mais velha precisava cuidar dos seus irmãos e dos afazeres da casa, enquanto seus pais trabalhavam: “Minha mãe era professora e me cobrava muito. Se ela chegasse e encontrasse um cisco ou um farelo, bastava”. Mesmo vivendo uma infância difícil, Elizandra comenta que a rigidez de sua mãe e a doçura do seu pai, moldaram o seu caráter.

 

Caminhos improváveis até a Saúde

Com 15 anos, quando a família se mudou para a cidade, Elizandra começou a trabalhar fora, porém muito antes já trabalhava em casa. Seu primeiro trabalho remunerado foi como estagiária no antigo Banco Besc, onde trabalhou por um ano.

Porém, até decidir entrar no caminho da saúde, a palmassolense trabalhou no Super Frizzo por quatro anos e depois trabalhou na Cooperalfa, por mais quatro anos. Nesse período, Elizandra conta que se casou e foi residir em Anchieta. No município anchietense, ela prestou um concurso e passou a atuar como agente de endemias.

Nessa época, eu só tinha o ensino médio. As faculdades, na fase da adolescência, eram mais distantes, não tinha a facilidade que tem hoje, tinha que sair de casa para poder estudar. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade, ou eu trabalhava ou estudava e eu optei em trabalhar”, destaca Elizandra.

O novo trabalho lhe reacendeu a vontade de voltar a estudar, mesmo não sabendo qual caminho seguir. De uma maneira diferente a enfermagem apareceu em sua vida: “Um dia minha mãe apareceu com um panfleto de um curso técnico de enfermagem, perguntando se eu queria estudar. Olhei para aquilo meio sem vontade, porque era uma área nada a ver comigo, mas eu queria estudar, então entrei para o curso de técnico em enfermagem”, relembra.

Com 26 anos, ainda no início dos estudos, Elizandra se separou e voltou a residir em Palma Sola. De volta às terras palmassolenses, Elizandra começou a trabalhar na Câmara de Vereadores como auxiliar de serviços gerais. “Em 2014 quando terminei o curso técnico, eu estava há seis meses na Câmara. Aí abriu um concurso para atendente de saúde, eu fiz o concurso e passei em primeiro lugar. Foi quando entrei na saúde aqui em Palma Sola”, destaca a atual secretária.

 

De atendente de saúde à gestora

Tempo depois de Elizandra passar no concurso de atendente de saúde, ela prestou outro concurso, porém desta vez como técnico administrativo, que é seu cargo efetivo atualmente. Ao todo Elizandra atuou por oito anos dentro da prefeitura de Palma Sola, em alguns momentos como atendente de saúde, e por outros, em diversos setores da prefeitura.

Sem experiência prévia em gestão, Elizandra foi indicada pelo ex-prefeito Domingos Locatelli [2013-2016], para assumir a Secretaria de Saúde de Campo Erê. Ela conta que na época não conhecia o prefeito de Campo Erê, Odilson Vicente de Lima, popular Nego Lima, mas que mesmo assim aceitou o convite.

Foi a experiência mais desafiadora da minha vida. Eu era a sexta secretária em dois anos. A situação era crítica. Mas eu fui, na época, para provar que não era incompetente, e lá encontrei uma equipe maravilhosa, que foi fundamental para que os trabalhos fluíssem da melhor maneira possível”, destaca Elizandra. A passagem por diferentes setores da prefeitura, que antes era dolorosa, acabou sendo fundamental. Elizandra constata que pipocar de um setor para o outro, dentro da prefeitura de Palma Sola, lhe deu bagagem para entender a Secretaria de Saúde de Campo Erê.

Durante a pandemia, Elizandra estava à frente da Secretaria. Ela relembra que retornou para casa em uma sexta-feira, como era de costume, e até então os casos de Covid estavam longe, porém no domingo Campo Erê registrou o primeiro caso. “Quando cheguei na segunda-feira lá, o caos estava instalado. Precisávamos de um plano de ação de imediato, sentamos com o prefeito e com a equipe de saúde e enfrentamos a pandemia”, relata Elizandra.

 

Retorno a Palma Sola e à Saúde

Após dois anos como secretária de saúde de Campo Erê, durante a pandemia, Elizandra engravidou de seu segundo filho e precisou se afastar. Depois de um tempo retornou ao seu cargo de técnica administrativa, em Palma Sola. Em torno de 40 dias, após o seu retorno, Juliano Zandoná assumiu a Secretaria de Saúde de Palma Sola e convidou Elizandra para auxiliar.

Em maio de 2023, Elizandra assumiu definitivamente a Secretaria de Saúde de Palma Sola e desde então a Secretaria tem sido uma extensão de sua casa. No final de 2024, Elizandra precisou se afastar novamente, devido estar grávida de sua terceira filha, porém neste mês foi anunciada oficialmente como a nova secretária de saúde.

 

A volta aos estudos e a rotina intensa

A troca de Administrações é sempre uma insegurança para Elizandra: “Meu cargo de concurso é técnica administrativa e esse cargo permite que eu seja colocada em qualquer setor dentro da prefeitura, por isso essa questão da minha insegurança”, destaca.

Sendo assim, Elizandra decidiu que voltaria a estudar. Em dúvida se cursaria fisioterapia ou farmácia, optou por farmácia. Com a volta aos estudos, dois filhos pequenos e um adolescente, a rotina de Elizandra tem sido intensa: “Meu dia começa às 5h30 e vai até 0h. Mas fui eu que escolhi. Meus filhos vão ser crianças uma vez só, minha faculdade vai terminar, então eu não me queixo, é a correria que eu escolhi viver. E meu marido, Claudinei Schein, tem sido meu apoio incondicional em todas as minhas decisões, principalmente com nossos filhos quando preciso sair, seja a trabalho ou para os estudos. Ele é meu alicerce, meu ponto de equilíbrio”.

Algumas pessoas atribuem o seu sucesso como sorte, outras dizem que ela é corajosa, porém ela aponta que sempre encarou os desafios da vida e aproveitou das oportunidades lhe impostas. Uma mulher com uma força inquestionável, ela destaca que estar a frente de uma Secretaria, é desafiador, mas comparado com a dor e desafios de 13 abortos espontâneos, ela supera facilmente. “Não é sorte, é levantar cedo, correr atrás, estudar e não parar no tempo”, aponta.

 

Novidades na Secretaria

Questionada sobre as maiores dificuldades da Secretaria de Saúde, Elizandra aponta as políticas do SUS. Ela destaca que muita coisa mudou, porém o SUS embora seja um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o SUS enfrenta inúmeros desafios estruturais, financeiros e de gestão que comprometem sua plena efetividade. Além disso, enfrenta-se dificuldades em ter prestadores, pois os valores repassados pelo SUS, são muito baixos.

Mesmo diante de um cenário um pouco engessado, ela se sente realizada quando consegue ajudar alguém com necessidades, isso é o que lhe impulsiona a trabalhar com o público e na área da saúde. “Eu não escolhi a saúde, foi a saúde que me escolheu, foi o acaso que caiu no meu caminho e eu gostei. Não sei se conseguiria trabalhar em outro setor que me realizasse tanto”, destaca Elizandra.

Com seu retorno à Secretaria, Elizandra irá retomar as campanhas mensais de prevenção nas unidades de saúde. Outro objetivo é dar sequência na redução das filas de espera, projeto este iniciado pelo ex-secretário Thiago Luchezi e realizar mutirões oftalmológicos, principalmente às crianças. “O meu objetivo é continuar oferecendo o melhor para a nossa população palmassolense”, conclui a secretária de saúde Elizandra da Silva.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

 


Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90