O grupo de gestantes de Campo Erê realizou o 4º encontro, desta vez com foco na importância da atividade física durante a gestação. A atividade foi coordenada pelas enfermeiras Marizana Rodrigues da Silveira Frizon e Juliana Ansiliero, da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, e contou com a parceria de uma academia da cidade.
O encontro iniciou com o deslocamento das gestantes até a academia, onde puderam aprender e realizar os exercícios adequados para o período gestacional. Após esse período, as gestantes retornaram à unidade onde realizaram uma roda de conversa e participaram de um sorteio.
Durante o bate-papo, foi reforçado que, embora existam cuidados específicos, a atividade física é recomendada e traz inúmeros benefícios. De acordo com a enfermeira Marizana, o hábito do exercício físico auxilia as gestantes a liberarem o quadril na hora do trabalho de parto natural.
Marizana destacou os benefícios do parto normal: “A descida do leite é mais precoce, a recuperação da mãe é mais rápida, porque não há incisões, facilita na mobilidade da gestante, além de prevenir trombose e doenças pulmonares”.
As participantes esclareceram dúvidas comuns sobre os limites da atividade física na reta final da gravidez e sobre o uso de suplementos. Marizana ressaltou que a prática de hábitos saudáveis durante a gestação influencia diretamente o bebê: “O bebê é o nosso xerox, então tudo que a mãe fez durante a gestação, são costumes e hábitos que irão acompanhar a criança. Não adianta só fazer durante a gestação, tem que implantar a ideia e seguir”.
Projetos futuros
O grupo trabalha de forma acolhedora, promovendo a troca de experiências entre gestantes com diferentes vivências e idades. Para facilitar a participação das mães e dos pais, as enfermeiras pensam em mudar o horário dos encontros para depois do expediente.
Além disso, a Secretaria de Saúde quer ampliar esse projeto para além do período gestacional, acompanhar as mães no durante o puerpério. O projeto irá contar com educador físico, nutricionista e psicóloga, além do acompanhamento das enfermeiras.