Importância da atividade física na gestação

Durante o 4º encontro do grupo de gestante de Campo Erê, foi abordado sobre a importância da atividade física durante a gestação e como auxilia no trabalho do parto

Ruthe Kezia - Campo Erê
05/08/2025 17h46 - Atualizado há 1 semana
Importância da atividade física na gestação
O encontro iniciou com o deslocamento das gestantes até a academia, onde puderam aprender e realizar os exercícios adequados para o período gestacional. (Foto: Divulgação)

O grupo de gestantes de Campo Erê realizou o 4º encontro, desta vez com foco na importância da atividade física durante a gestação. A atividade foi coordenada pelas enfermeiras Marizana Rodrigues da Silveira Frizon e Juliana Ansiliero, da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, e contou com a parceria de uma academia da cidade.

O encontro iniciou com o deslocamento das gestantes até a academia, onde puderam aprender e realizar os exercícios adequados para o período gestacional. Após esse período, as gestantes retornaram à unidade onde realizaram uma roda de conversa e participaram de um sorteio.

Durante o bate-papo, foi reforçado que, embora existam cuidados específicos, a atividade física é recomendada e traz inúmeros benefícios. De acordo com a enfermeira Marizana, o hábito do exercício físico auxilia as gestantes a liberarem o quadril na hora do trabalho de parto natural.

Marizana destacou os benefícios do parto normal: “A descida do leite é mais precoce, a recuperação da mãe é mais rápida, porque não há incisões, facilita na mobilidade da gestante, além de prevenir trombose e doenças pulmonares”.

As participantes esclareceram dúvidas comuns sobre os limites da atividade física na reta final da gravidez e sobre o uso de suplementos. Marizana ressaltou que a prática de hábitos saudáveis durante a gestação influencia diretamente o bebê: “O bebê é o nosso xerox, então tudo que a mãe fez durante a gestação, são costumes e hábitos que irão acompanhar a criança. Não adianta só fazer durante a gestação, tem que implantar a ideia e seguir”.

 

Projetos futuros

O grupo trabalha de forma acolhedora, promovendo a troca de experiências entre gestantes com diferentes vivências e idades. Para facilitar a participação das mães e dos pais, as enfermeiras pensam em mudar o horário dos encontros para depois do expediente.

Além disso, a Secretaria de Saúde quer ampliar esse projeto para além do período gestacional, acompanhar as mães no durante o puerpério. O projeto irá contar com educador físico, nutricionista e psicóloga, além do acompanhamento das enfermeiras.

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90