O leite materno é a 1ª vacina do bebê

Com o objetivo de conscientizar as mães sobre os benefícios do aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Campo Erê irá realizar neste sábado, dia 09, o 2º Amamenta Campo Erê

Ruthe Kezia - Campo Erê
06/08/2025 08h00 - Atualizado há 1 semana
O leite materno é a 1ª vacina do bebê
Além do leite materno ser um alimento completo, ele protege de muitas doenças e evita que futuramente as crianças desenvolvam hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno e oferecer apoio às mães e gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê irá promover o 2º Amamenta Campo Erê. O evento será realizado no Centro de Eventos Eugênio Bernart, neste sábado, dia 09, a partir das 13h30. A ação integra a campanha nacional Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do leite materno, considerado padrão ouro de alimentação para bebês.

A iniciativa, que teve sua primeira edição em 2023, é coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde. A enfermeira Jusenia dos Santos, da Estratégia de Saúde da Família 4, no bairro Melo, explica que o projeto surgiu da necessidade de incentivar o aleitamento materno e combater o desmame precoce.

A enfermeira acrescenta que além do leite materno ser um alimento completo, aquecido na temperatura ideal, ele protege de muitas doenças e evita que futuramente as crianças desenvolvam hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras doenças. “O leite materno é a primeira vacina que o bebê recebe”, pontua a enfermeira.

Porém há mães que na primeira dificuldade, como fissuras, dor ou retorno ao trabalho, deixam de amamentar e passam a oferecer fórmula sem orientação adequada: “Temos aquelas mães que buscam outros recursos para alimentar as crianças antes de buscar a unidade de saúde, a exemplo da fórmula, e começam a oferecer sem orientação médica”, ressalta a enfermeira.

Com 96 gestantes em acompanhamento e mais de 200 mães em processo de amamentação, o município vem percebendo avanços desde o início do projeto. Entre os resultados estão a maior procura por informações, a troca de experiências, maior apoio familiar e redução no fornecimento de fórmulas até os seis meses de idade.

Jusenia reforça que a equipe está à disposição nas unidades de saúde para orientar sempre que necessário, e que a melhor forma de prevenção de dificuldades na amamentação é a informação desde o pré-natal: “Desde a abertura do pré-natal, estamos trabalhando com as mães sobre a importância do aleitamento materno. Sempre deixamos bem claro: em qualquer dificuldade, procure a unidade de saúde”.

 

2º Amamenta Campo Erê

Durante o evento, serão oferecidas palestras com profissionais especializados, como enfermeiros obstetras, nutricionistas e equipe de odontologia. Além disso, a Secretaria conta com o apoio de maquiadoras da Mary Kay, que estarão presentes maquiando as mães que assim desejarem.

Além das orientações técnicas, o evento contará com teatros temáticos, coquetel para as participantes, espaço para tirar dúvidas e fotos oficiais. A enfermeira reforça que não é necessário fazer inscrição ou levar convite, basta comparecer no Centro de Eventos.

A realização do 2º Amamenta Campo Erê conta com o apoio do comércio local e de municípios da região que já demonstraram interesse em replicar a iniciativa. Jusenia finaliza o convite com entusiasmo: “É um projeto que queremos que se expanda para outras cidades, porque nós não devemos incentivar somente no mês de agosto, devemos que desde o início da gestação, em qualquer estação do ano”, conclui a enfermeira Jusenia dos Santos.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90