No último sábado, dia 13, o comércio de Guarujá do Sul se organizou e realizou na rua coberta a 1ª edição do Liquida Guarujá. Idealizado por Mônica Wagner, dona da loja Ikonica, e por Odirlei Barro, popular Fofo, da empresa Celcon, o evento reuniu 30 empresas locais, que ofertaram produtos com preços de R$ 10 a R$ 100.
“A ideia era fazer algo diferente do que já existe, algo que aproximasse os comerciantes em um mesmo lugar e atraísse mais público”, explicou Mônica. Diferente do tradicional Dia D, em que cada lojista faz ações isoladas, o Liquida concentrou todos os participantes na rua coberta da praça central, formando uma espécie de shopping a céu aberto. “Os consumidores puderam visitar 30 lojas em poucos metros, com preços bem reduzidos e tudo bem pertinho um do outro”, destacou Mônica. Segundo ela, houve desde vestuário e calçados, até perfumaria, eletrônicos e produtos de informática, tudo dentro da faixa de preço proposta.
Para tornar a experiência ainda mais atrativa, o evento contou com brinquedos infláveis, além do apoio da Prefeitura e da Associação Comercial de Guarujá do Sul (ACEGS). Empresas como Têxtil Kopruch, Transportes Rambo, Cressol, Sicoob, G. Sul Contabilidade e Leticia Andrieli Assessoria Contábil também apoiaram a iniciativa como patrocinadores. “Quando apresentamos a proposta, as empresas aceitaram na hora. Isso já nos deu ânimo e mostrou que a ideia tinha força”, relatou Fofo.
Segundo os organizadores, o foco principal era mostrar a ampla gama de produtos oferecidos pelo comércio local. Foi uma ótima oportunidade de compras para os visitantes que encontraram variedade, qualidade e descontos, e para os comerciantes, que atingiram diferentes públicos e trouxeram assim mais visibilidade e novos clientes ao seu comércio.
Mônica conta que no domingo, pós Líquida Guarujá, teve procura de clientes que pensaram que o evento aconteceria por dois dias. Para aproveitar essa procura, os comerciantes que participaram, continuaram com ações conjuntas em suas empresas, tendo ainda mais vendas.
Além de impulsionar as vendas, os dois acreditam que o evento pode servir como exemplo para que os próprios empresários tomem a frente de ações que fortaleçam a economia da cidade. “É bom a gente ver que o comércio pode fazer por conta, sem depender sempre de outras entidades”, comentou Mônica. Fofo complementa: “Queremos que esse evento motive outros comerciantes a também puxarem iniciativas como essa”.
O 1º Liquida Guarujá foi um sucesso e a expectativa dos organizadores é torna-lo um evento anual, ou até com mais de uma edição ao longo do ano.