Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

3ª parada pedagógica destaca infância e inovação

A atividade contou com a presença dos professores e diretores da rede municipal de educação de Campo Erê, onde planejaram o 3º trimestre e participaram de uma palestra sobre IA

Ruthe Kezia - Campo Erê
25/09/2025 08h22 - Atualizado há 2 dias
3ª parada pedagógica destaca infância e inovação
As discussões durante a 3ª parada pedagógica, giraram em torno da importância da infância e das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. (Foto: Ruthe Kezia)

Na última semana, a rede municipal de educação de Campo Erê promoveu a 3ª parada pedagógica de 2025, momento dedicado ao planejamento e à formação continuada dos profissionais da educação. A atividade reuniu professores do ensino fundamental no CEM Irmã Roberto Florêncio e da educação infantil no CEI Professora Daniela Viganó Bernart, em encontros simultâneos conduzidos pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta da parada pedagógica foi fortalecer a troca de experiências e o trabalho coletivo entre os educadores. Durante a manhã, as discussões giraram em torno da importância da infância e das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. Para inspirar a reflexão, os professores participaram de dinâmicas com cantigas, além da leitura compartilhada do poema: Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu, que trouxe à tona memórias afetivas e resgatou lembranças da infância.

Nos grupos de planejamento, cada etapa da rede organizou objetivos e encaminhamentos específicos para o terceiro trimestre, analisando projetos já desenvolvidos e construindo estratégias conjuntas para a reta final do ano letivo. Segundo a equipe pedagógica, esse momento de socialização permite alinhar práticas, compartilhar experiências e enriquecer o trabalho em sala de aula.

A programação incluiu uma formação sobre “Inteligência Artificial e os desafios da modernidade”, ministrada pelo professor Daniel Fernando Carossi, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra buscou ampliar o olhar dos profissionais para as transformações tecnológicas e seus impactos no cotidiano escolar, estimulando debates sobre o uso consciente da IA na educação.

A parada pedagógica é considerada pela Secretaria de Educação uma oportunidade de estudo, planejamento e motivação para os professores, reafirmando o compromisso da rede municipal com uma educação de qualidade, que valoriza tanto a essência da infância quanto os desafios do mundo contemporâneo.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sentineladooeste.com.br/.
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90