Crianças transformam histórias em livros

Alunos do 5º e 6º ano do CMEIF de Anchieta, tornam-se autores no projeto Estante Mágica, onde a história que escreveram e ilustraram, virou um livro autografado por eles mesmos

Ruthe Kezia - Anchieta
30/09/2025 14h30 - Atualizado há 1 semana
Crianças transformam histórias em livros
Cada obra foi estruturada com seis páginas de texto e seis de ilustrações, além da biografia do autor e uma mensagem especial dos professores e da direção. (Foto: Arthur Nunes)

O Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (CMEIF) de Anchieta realizou neste ano a primeira edição do projeto Estante Mágica, que transformou os alunos do 5º e 6º ano em verdadeiros escritores. Cada estudante escreveu e ilustrou a sua própria história, que ganhou vida em formato de livro físico.

Segundo a secretária do CMEIF, Maria Roseli Lucas, a proposta busca estimular a leitura, a escrita e a criatividade, unindo o desenho e o uso da tecnologia. Cada obra foi estruturada com seis páginas de texto e seis de ilustrações, além da biografia do autor e uma mensagem especial dos professores e da direção.

Os estudantes tiveram liberdade para criar histórias sem se prender a um tema específico, explorando o formato “livre” disponibilizado pela plataforma. As ilustrações foram produzidas nas aulas de artes e, em alguns casos, aprimoradas com ferramentas de inteligência artificial. Em casos de alunos que não quiseram desenhar, foram geradas imagens com o uso da IA para ilustrar as histórias.

A plataforma responsável pelo projeto oferece suporte pedagógico e corrige possíveis erros ortográficos, além de disponibilizar materiais de apoio aos professores: “Foi um trabalho árduo e desafiador, com prazos que precisavam ser cumpridos, mas o empenho dos alunos e das professoras fez toda a diferença”, destacou Maria.

Cada família teve a oportunidade de adquirir os livros, principalmente em versão capa dura. Alguns alunos, orgulhosos de sua produção, chegaram a vender exemplares para parentes e amigos. Como forma de concluir o projeto, a escola preparou uma noite de autógrafos, onde os alunos receberam seus livros pela primeira vez e puderam autografa-los.

Apesar de uma pequena parcela não ter conseguido comprar, todos os estudantes participaram da noite de autógrafos, recebendo certificados e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Outro diferencial do projeto foi a interação com a tecnologia. Além do livro físico e digital, cada história deu origem a um jogo virtual dentro do aplicativo Magic Land. Os alunos puderam transformar seus personagens em protagonistas de desafios e aventuras, explorando ainda mais a criatividade e o raciocínio lógico.

A iniciativa, realizada pela primeira vez no CMEIF de Anchieta, já havia sido aplicada anteriormente na Escola Estadual Professor Osni Paulino da Silva (Pops). A expectativa é de que a cada dois anos novas turmas do 5º e 6º anos participem da experiência. “Estamos muito orgulhosos da produção e felizes com o engajamento dos alunos, professores e famílias. O resultado final é encantador e reforça a importância de unir leitura, escrita e tecnologia no processo educacional”, concluiu Maria.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sentineladooeste.com.br/.
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90