A Secretaria de Saúde de Campo Erê, em parceria com a Secretaria de Educação e a Biblioteca Municipal, promoveram uma ação especial voltada aos grupos de idosos do município. A iniciativa, que realizou a entrega de livros de histórias infantis durante os encontros dos grupos dos idosos, faz parte de mais uma das novas ações que foram implementadas no projeto Terceira Idade na Medida Certa.
O objetivo é estimular as funções cognitivas dos participantes, já que a leitura funciona como um exercício cerebral capaz de manter a mente ativa, melhorar a memória, reduzir o estresse e a ansiedade, além de auxiliar na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer e outras formas de demência.
A nutricionista Danielle Martelli Salles de Faria, conta que para incentivar a prática, os idosos receberam o desafio de ler os livros para crianças, como netos, sobrinhos ou vizinhos. Quem não tiver crianças pode compartilhar a leitura com adultos, registrando o momento com fotos ou vídeos. Essas participações concorrerão a brindes, doados pela empresa DASS, que serão sorteados entre os grupos no mês seguinte, quando os mesmos devolverem os livros emprestados.
A médica Janicler Guarda destacou a importância da leitura na velhice, ressaltando que, embora o envelhecimento natural possa diminuir a capacidade cognitiva, atividades como a leitura ajudam a manter a mente ativa e promovem o bem-estar emocional: “Ler permite viajar para lugares que muitas vezes nem existem, estimulando a imaginação e liberando hormônios que proporcionam prazer e bem-estar”, afirmou.
Além dos benefícios individuais, a ação também busca fortalecer vínculos afetivos, aproximando os idosos de suas famílias e proporcionando momentos de interação e troca de experiências entre gerações. A iniciativa reforça ainda a necessidade de manter os idosos ativos, mental e socialmente, contribuindo para uma vida mais saudável e participativa.