O município de Campo Erê realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde, entidades e integrantes da comunidade no Centro de Eventos Eugênio Bernart. O encontro teve como objetivo discutir melhorias para a saúde pública e construir propostas, que poderão integrar as próximas etapas da conferência.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Ansiliero, o momento é uma oportunidade para que a população participe das decisões e contribua com ideias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Durante a programação, foram debatidas diretrizes relacionadas ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), financiamento da saúde, acesso aos serviços, participação popular, regionalização e políticas públicas para os próximos anos.
O secretário de saúde, Flavio Dalmagro, ressaltou que a conferência é um espaço de construção coletiva: “É onde podemos aprovar pautas importantes que depois passam para o nível estadual e posteriormente nacional. É onde nós podemos melhorar a saúde cada dia mais aqui no município de Campo Erê”, afirmou.
A palestra principal foi conduzida pela enfermeira e consultora em gestão de saúde pública Liziane Thomé, que destacou a importância da participação dos diferentes setores da sociedade nas discussões. Conforme ela, o encontro abordou os eixos definidos para a Conferência Nacional de Saúde, envolvendo usuários do SUS, trabalhadores e gestores.
Entre as propostas debatidas durante a plenária, esteve a revisão da tabela SUS, que segundo os participantes apresenta valores sem reajustes em alguns procedimentos há anos. A sugestão será encaminhada para as próximas etapas da conferência.
“É uma proposta importante que será levada a nível regional, estadual e nacional, pois existe a necessidade de reajustar os valores para que mais profissionais possam estar trabalhando no sistema público de saúde e atendendo a população”, explicou Liziane.
A prefeita destacou a importância da presença da comunidade no evento e afirmou que as sugestões levantadas durante a conferência poderão contribuir para a construção de novas políticas públicas: “Daqui serão levadas propostas para virar políticas nacionais e de Estado, para bem fazer a saúde do nosso município”, declarou.
O enfermeiro Anderson Funay, representante do Conselho Federal de Enfermagem e do Conselho Nacional de Saúde, acompanhou a conferência e reforçou a importância da participação popular no processo de construção das propostas para a 18ª Conferência Nacional de Saúde.
Segundo ele, as propostas aprovadas em Campo Erê, serão encaminhadas para a etapa macrorregional, junto com a documentação dos delegados eleitos. Anderson destacou a participação da comunidade e citou como positiva a adoção de práticas como o orçamento participativo no município.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde marca uma etapa importante para que as demandas locais sejam levadas aos demais níveis de discussão e possam contribuir para o planejamento da saúde pública nos próximos anos.