Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
08/10/2016 às 09h21min - Atualizada em 08/10/2016 às 09h21min

Concluído mais um grupo de tabagismo

Grupo iniciou com 22 pessoas, oito conseguiram largar o cigarro

Encerrou na sexta-feira, dia 30, mais um Grupo de Tabagismo de Palma Sola. Conforme informações da Secretaria de Saúde o grupo iniciou com 22 pessoas e ao final oito delas conseguiram parar de fumar. Segundo a farmacêutica, Jociane Mânica Alberton o dado é motivo de comemoração e satisfação. “O maior desafio dos fumantes é realmente decidir parar de fumar”, comenta a farmacêutica explicando que muitos fumantes desistem no meio do caminho. “Por isso temos que comemorar, pois essas oito pessoas, realmente pararam de fumar. Elas se sentiram motivadas e seguras para isso”, afirma.

Os encontros do Grupo de Tabagismo duram 1 hora e são feitos semanalmente durante dois meses. No momento do encontro estão presentes a farmacêutica, psicóloga, médica e assistente social. A equipe auxilia em todo o processo, pois algumas pessoas fazem uso de medicamentos. “Eles utilizam um medicamento que tira a ansiedade e tem um aspecto muito positivo na redução do hábito de fumar”, explica. Alguns também fazem uso do adesivo de nicotina.

O apoio recebido pela equipe de saúde serve também para os que têm recaídas, algo comum para os fumantes. “O processo é diferente para cada um, mas muitos precisam perseverar mais para realmente conseguir abandonar o vício”, comenta a farmacêutica, lembrando que todos são acolhidos novamente ao grupo caso tenham recaído.

INSCRIÇÕES – Quem tiver interesse em participar de um novo Grupo de Tabagismo deve ligar na Secretaria de Saúde e informar seus dados. É preciso que pelo menos 15 pessoas tenham interesse em participar para que um grupo seja formado ainda neste ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90