Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
07/04/2020 às 09h18min - Atualizada em 07/04/2020 às 09h18min

Unidade Básica de Saúde recebe doação de um respirador

Palma Sola é o único município dentro da rede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense-AMEOSC, a ter dois respiradores em uma Unidade Básica de Saúde

Na última semana, em meio a tantas informações tristes devido a pandemia da COVID-19, a Administração Municipal de Palma Sola recebeu uma excelente notícia: A doação de um respirador para a Unidade Básica de Saúde- UBS. A boa ação foi feita pela empresa Palmasola S/A. O respirador é um dos aparelhos mais mencionados quando o assunto é o novo coronavírus, ele ajuda os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente.

De acordo com a secretária de Administração Izabel Vissotto, a empresa estará realizando a doação através de um Termo de Sessão de Uso, ou seja, esse equipamento ficará à disposição no Posto de Saúde até que seja necessário o combate ao COVID-19. “Fica aqui o nosso agradecimento a todos os acionistas da empresa, ao seu Mário Mendes que é diretor da empresa e ao Dr. Silvio Neugebauer que fez toda a mediação da aquisição desse equipamento, para que a saúde do nosso município fosse beneficiada”, agradece.

Hoje no Brasil 60% dos municípios não contam com nenhum respirador. Nesse sentido, Palma Sola está muito à frente, agora terá dois. Um dos equipamentos está instalado junto a uma das ambulâncias e esse segundo, fruto da doação, estará sendo alocado na Unidade de Saúde. “Os respiradores são encontrados nas UTIs, e nós estaremos contando com ele na Unidade Básica de Saúde. Isso significa uma chance a mais de vida para um palmassolense em caso de contaminação pelo vírus e agravamento dos sintomas. A pessoa terá uma chance a mais de sobreviver”, explica.

Izabel conta que para receber o equipamento, a Administração estará realizando uma reforma dentro do posto para melhorar o fluxo. Estará sendo isolado a parte de baixo, onde fica o ambulatório, e lá será feito a base desse atendimento. Também estará sendo aumentado o número de leitos, caso haja a necessidade de isolar algum paciente. “Pensando também em toda a questão sanitária, já realizamos a compra de um número bem expressivo de Equipamentos de Proteção Individual-EPIs, para garantir a saúde dos nossos profissionais”, salienta.

O respirador não foi destinado para o hospital devido a um acordo entre o município e o próprio hospital, a ideia é blindá-lo, já que lá tem crianças nascendo, pessoas fazendo cirurgia, e outras doentes. Então, os casos suspeitos ou positivos de coronavírus serão concentrados no Posto de Saúde. “Estamos nos organizando da melhor maneira e em conjunto. Dentre todas essas aquisições de equipamentos e insumos, também precisaremos e estaremos adquirindo um cilindro, oxigênio, compressor de ar e um aparelho cardíaco. Esses equipamentos a mais serão necessários para um bom funcionamento do respirador”, enfatiza.

A secretária salienta que a Administração espera não ter de usar estes aparelhos, mas, caso haja necessidade, o paciente poderá ser entubado no próprio município. “Se precisar fazer a transferência e o SAMU não conseguir vir até Palma Sola, não tem problema, temos uma ambulância com UTI móvel para encaminhar o paciente com segurança”, ressalta Izabel. Além disso, para trabalhar com o respirador e todos os equipamentos citados, os profissionais da saúde receberão treinamento. “Já tivemos contato com profissionais da região que trabalham em UTI para estarem vindo até Palma Sola orientar as nossas equipes para manusear da melhor forma os equipamentos e realizar qualquer procedimento”.

Palma Sola é o único município dentro da rede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina -AMEOSC, a ter dois respiradores em uma Unidade Básica de Saúde. “Tudo que estiver ao alcance da Administração para garantir a vida do palmassolense, será feito”, enfatiza a secretária. O respirador deve chegar no município em até 10 dias.

O prefeito Kiko Mantelli agradece a empresa Palmasola S/A pela importante doação. “Em nome de todos os palmassolenses eu agradeço a empresa, sabemos o quão importante é esse equipamento para salvar a vida de alguém vítima da COVID-19. Essa doação é um alento para todos nós. Também agradeço a empresa Fibroplast pela doação de camas hospitalares que estarão sendo usadas nos nossos leitos. Ainda a Coopertradição que também doou Equipamentos de Proteção Individual-EPIs para a secretaria de Saúde. São inúmeras manifestações de ajuda, tanto de empresas quanto da comunidade como um todo, muitas pessoas se prontificaram a ajudar e colaborar, não tenho como mencionar cada uma aqui, porque são muitos. O município de Palma Sola e a nossa saúde, agradecem”, finaliza o prefeito.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90