Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/06/2020 às 13h30min - Atualizada em 23/06/2020 às 13h30min

Competições não retornam antes de agosto

Segundo Manabu, a Secretaria de Esportes de Palma Sola, acompanha o andamento da Secretaria de Educação, enquanto não retorna as aulas, os campeonatos estão suspensos

Equipes esportivas de Palma Sola seguem com treinamentos coletivos suspensos, assim como as demais da região. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a maioria dos times profissionais já voltaram aos treinos físicos ou estão prestes a voltar. Cada clube enfrenta as pe­culiaridades dos decretos estaduais e de seus municípios. A Secretaria de Esportes de Palma Sola segue acompanhando de perto toda essa situação para saber quando poderá programar os seus jogos, afinal a edição 2020 ainda nem começou.
Conforme o diretor de esportes, Ivonei Nodari, popular Manabu, as competições não retornam antes de agosto. “Temos que seguir o que a Educação segue; se as aulas estão previstas para agosto, não temos como voltar antes disso [com as escolhidas de rendimento e campeonatos], se formos contra esse decreto, além de ir contra as leis estaríamos cometendo uma apologia a ascensão da pandemia. Não temos como realizar um campeonato e aglomerar pessoas em um ginásio ou qualquer outro ambiente, ainda mais do jeito que está. Também não podemos organizar algo só para atletas, primeiro porque os decretos não permitem e quando for liberado precisamos de alguns dias para os atletas voltarem a treinar e se preparar, segundo é que o intuito da administração é confraternizar entre todos, atletas e população em geral”, relata.
 
O ginásio está liberado para compra de horários?
Não. De acordo com Manabu, muitos munícipes entram em contato constantemente solicitando a liberação do ginásio para horários. “Nenhum espaço físico está liberado para treinamento coletivo. Todos os ginásios estão fechados enquanto não tiver liberação”, esclarece. No último decreto do governo do estado que trata de liberações e restrições durante a pandemia, foi liberado as atividades físicas para profissionais e amadores em Santa Catarina, com uso de equipamentos específicos e acompanhamento de profissionais da saúde.
“Não temos condições e equipamentos para o retorno dos treinos; precisaríamos de um termômetro específico e de acompanhamento de preparador físico e médico. Vamos esperar as coisas melhorarem para daí voltar os treinos e jogos. O esporte quando voltar necessitará de alguns cuidados, por isso temos que zelar pela vida dos nossos atletas e de suas famílias. As escolinhas de futsal estão tendo treinos online, onde o professor Fernando Cavalli passa os exercícios e informações pelo WhatsApp. Já o rendimento, com o futsal e o handebol está pausado, pois os contratos com os professores Cristiano Bieger e Rosane Dalle Laste estão suspensos. Isso duraria até junho, em julho estaremos analisando novamente e definindo a continuidade do trabalho”, explica o diretor.
 
E quando tudo voltar, como fica as competições?
“Assim que voltarmos, estaremos reunindo todos os dirigentes de todas as equipes e definindo o andamento das competições e também o que faremos neste ano, pois terão muitas mudanças no nosso calendário. Esperamos retornar e continuar as competições de onde pararam, mas tudo depende desse encontro e dos planejamentos. Estamos com as mãos atadas, apenas aguardando que tudo volte ao normal logo”, destaca Manabu.
Muitas competições foram pausadas, como o society citadino, o futsal interiorano, a canastra, a sinuca e a bocha, entre outras que estavam no calendário a nível municipal, com destaque a 2º Copa Palma Sola de Futsal – categorias de base, que já estava em contagem regressiva e precisou ser cancelada de última hora.  “Vamos ter que decidir quais as competições que faremos para terminar o ano. Esperamos finalizar as que já estavam em andamento, e se tudo der certo, realizar outras”, finaliza.  
 
A administração do município, juntamente das Secretarias de Educação e Esporte agradecem a compreensão dos atletas, pedindo que todos tenham paciência, pois vivenciamos um momento difícil em que todo o cuidado é necessário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90