Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/08/2020 às 11h16min - Atualizada em 18/08/2020 às 11h16min

Farmácia cedrense possui 230 itens a disposição

É preciso apresentar uma receita médica, que deve conter data de emissão, assinatura e carimbo do médico, precisando ser do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Farmácia Básica, situada junto a Unidade de Saúde Central, em São José do Cedro, oferece medicamentos gratuitos a toda a população do município. São 230 itens entre medicamentos básicos, controlados e injetáveis. Segundo a secretária de Saúde, Idene Pauli, as medicações são entregues somente mediante a apresentação da receita médica, que deve conter data de emissão, assinatura e carimbo do médico, precisando ser do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, algumas receitas possuem validade. “Agora, durante a pandemia, as receitas de medicamentos básicos de uso continuo tem validade para um ano, mas o normal é validade de seis meses. As receitas de medicamentos controlados valem por 30 dias a partir da data em que foi emitida, e o paciente recebe medicamentos controlados suficientes para 60 dias. Já os medicamentos de processos judiciais e do estado, são entregues mensalmente”, explica ressaltando que até o momento não houve falta de medicamentos, mas que isso pode acontecer a qualquer momento em função da pandemia.
“Alguns itens estão pendentes de entrega por parte dos fornecedores, isso porque, por conta da pandemia, alguns laboratórios suspenderam a produção de alguns medicamentos. Mas mesmo com toda esta dificuldade, o município continua comprando todos os medicamentos necessários com o máximo de antecedência possível para que não faltem nenhum item da farmácia Básica”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90