Auriculoterapia é retomada na Unidade de Saúde
As consultas aconteceram por meio de agendamentos, e como os horários são limitados, o paciente deve chegar antes do horário agendando, para evitar aglomerações
10/09/2020 14h05 - Atualizado em 10/09/2020 às 14h05
Os atendimentos de auriculoterapia na Unidade Básica de Saúde, de Guarujá do Sul, haviam sido suspensos por conta da pandemia, porém foram retomados, pela servidora e enfermeira responsável pelas aplicações, Raquel Sguario. As consultas aconteceram por meio de agendamentos, e como os horários são limitados, o paciente deve chegar antes do horário agendando, para evitar aglomerações. Para a retomada, todos os protocolos de segurança serão obedecidos.
A técnica consiste na utilização do pavilhão auricular como órgão reflexo do corpo tornando-se possível estimular o cérebro a produzir e liberar diversas substâncias que possibilitam ação local no organismo. A enfermeira Raquel explica que a auriculoterapia é uma prática integrativa e complementar em saúde benéfica e eficaz no tratamento de diversas enfermidades, entre elas a ansiedade, que se caracteriza por um estado psíquico de apreensão ou medo. “Considerando o momento em que vivemos por conta da pandemia, os casos de ansiedade têm aumentado significativamente e a terapia contribui muito para o tratamento”, esclarece.