23/10/2020 às 08h17min - Atualizada em 23/10/2020 às 08h17min

Apesar das chuvas, estiagem se agrava

10º Boletim Hidrometeorológico reforça necessidade do uso racional de água em Santa Catarina

Larissa Dias
Da redação
Apesar das chuvas e do tempo úmido registrado nos últimos dias, muitos municípios de Santa Catarina ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pela estiagem. De acordo com o 10º Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, apresentado na última semana pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em conjunto com a Defesa Civil, 59 municípios seguem em estado de atenção, 11 em estado de alerta e cinco em estado crítico no fornecimento de água.
O boletim aponta que o abastecimento segue prejudicado na zona rural, enquanto na área urbana há possibilidade de comprometimento. Dos 116 municípios que decretaram situação de emergência nos últimos meses, 96 informaram que tiveram suas áreas rurais afetadas. As situações mais graves foram registradas em Itapiranga, Santa Helena, São Miguel da Boa Vista e São Miguel do Oeste. O documento também apontou perspectivas de precipitação e armazenamento de água no solo abaixo da média, com tendência de estiagem prolongada.
 
Distribuição de chuva 
Os maiores acumulados registrados ocorreram no extremo sul do Estado, com volumes acima de 200 milímetros. Entre as regiões do Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e de forma pontual no Litoral Norte, a variação foi de 100 a 200 mm. Nas demais regiões, de maneira geral, a precipitação acumulada não superou 60 mm.
 
Uso consciente
Segundo a chefe da agência Casan de Palma Sola, Silvana Banfi, o município esteve entre os que mais foram prejudicados com a estiagem, onde precisou trabalhar fortemente no abastecimento de propriedades interioranas, limpeza da barragem de captação e conscientização da população. “Pedimos que os munícipes façam o uso consciente da água, ainda mais nesta época de pandemia, onde o consumo se elevou consideravelmente”, comenta.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90