Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/10/2020 às 06h21min - Atualizada em 30/10/2020 às 06h21min

Ao menos três rios da região estão em situação crítica devido à falta de chuva

Larissa Dias
Da redação com informações da Rede Peperi

Ao menos três rios da região Extremo Oeste de Santa Catarina estão em situação extremamente crítica devido à estiagem severa deste ano. A informação é do diretor geral do Semae de São José do Cedro e presidente do Comitê Antas, Junior Kunz.

De acordo com ele, o órgão realizou recentemente uma pesquisa e apurou os prejuízos em relação à falta de chuva na região. Conforme ele, o comitê realiza um levantamento semanal através dos conselheiros. Segundo Junior, as dificuldades em relação à estiagem já são percebidas desde o ano passado nos municípios do Extremo Oeste.

Ele afirmou que a grande maioria dos rios da região estão com vazão bem abaixo do normal e as fontes caxambu também estão secando nas propriedades do interior. O presidente destacou que os integrantes já estão com todos os diagnósticos em mãos.

Ele lembrou que desde o ano passado o plano da bacia do Rio das Antas está aprovado e apresentado, restando apenas novas atualizações constantemente com os conselheiros. Ele revelou que o grande objetivo do Comitê Antas é achar soluções e medidas capazes de resolver em curto, médio e longo prazo de tempos às situações que envolvem a estiagem na região.

Junior Kunz comentou que o Comitê Antas fez um levantamento em conjunto com o Conder sobre as cisternas nas áreas rurais dos municípios do Extremo Oeste. Ele disse que esse estudo visa precisar a quantidade correta de cisternas em cada propriedade para que as mesmas não sofram tanto nesses períodos de estiagem.

Questionado sobre quais são os rios em situação mais crítica na região, Junior citou ao menos três, sendo o Rio das Flores, Peperi-Guaçu e Rio das Antas. Ele revelou que desses três, em situações piores estão o Rio das Flores e Peperi-Guaçu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90