Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
27/11/2020 às 08h04min - Atualizada em 27/11/2020 às 08h04min

“Os ensaios não retornarão neste ano”

A afirmação é do patrão do CTG, Chiquinho Bleich, relatando que o decreto catarinense é restritivo diante do retorno da entidade

Carla Sampaio
Da redação
O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) é uma sociedade sem fins lucrativo, que busca divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha. São entidades tradicionalistas que cultivam a cultura e os costumes do Rio Grande do Sul no Brasil, através de atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e normas de ação, mas espalhadas em diversos Estados. Uma associação que visa à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes.
O CTG de Flor da Serra do Sul está com suas programações e festividades canceladas desde o início da pandemia. Em relato ao Sentinela, o atual patrão Chiquinho Bleich destaca que a cultura gaúcha no município é muito forte e a procura pelos ensaios é grande. “O grupo é formado por aproximadamente 80 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Todos sentem falta dos ensaios, frequentemente ligam pedindo quando as aulas retornam”, salienta explicando que geograficamente a estrutura está praticamente dentro da cidade de Flor da Serra do Sul-PR, no entanto a área do CTG pertence ao município de Palma Sola.
O estado de Santa Catarina conta com um decreto bem restrito referente a essas atividades, que são vistas como não essenciais. “Não sabemos quando teremos o retorno das nossas programações e possivelmente, não será neste ano”, complementa. A preservação dos costumes gaúchos não vem somente dos sulflorenses, a patronagem acolhe pessoas de outros municípios, como Palma Sola, Salgado Filho e Dionísio Cerqueira, que complementam o grupo de ensaios e apresentações.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90