Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/12/2020 às 13h49min - Atualizada em 11/12/2020 às 17h49min

“A água é a maior fonte de vida”

A aposentada Ursulina Folador possui um poço semi-artesiano na sua propriedade e fala da sua importância

Da redação
Numa calorosa tarde de novembro, a palmassolense Ursulina Folador nos recebeu no porão de sua casa, cheia de flores e com uma água geladinha, para nos contar a importância que o poço semi-artesiano da sua propriedade está tendo nesta época do ano. As indicações é que apenas os que possuem cisternas, poços ou façam o reuso de água lavem carros e molhem plantas, e essa é uma das alegrias da senhorinha de 84 anos, que mesmo com a estiagem, ainda possui possibilidades de cuidar do seu terreno e manter tudo verde e florido.
Para ela, a água é a maior fonte de vida e deve ser cuidada como tal. “Fazem uns 50 anos que estou no município, e desde que construímos a casa, construímos o nosso poço, pois em volta dele sempre havia água empossada. Em época de seca, ele é uma graça de Deus, porque sempre está cheio, e é o que salva minhas plantas”, comenta enfatizando que se entristece ao saber que as pessoas continuam desperdiçando água, mesmo ouvindo que os rios estão quase secos e que os registros podem ser fechados.
“A água é importante pra tudo e todos deveriam cuidar. Aqui nós não somos abastecidos pela Casan, mas como leva mais tempo para encher um poço do que um rio, estamos cuidando e reaproveitando o máximo possível. Com a água que fica escorrendo do cano, eu molho as verduras, as flores e dou água para as galinhas, mesmo com a escassez em que o município se encontra, o nível do poço nunca baixou”, comemora.
 
Generosidade
Ursulina explica que quatro dos seus vizinhos são abastecidos pela água da sua propriedade. “Logo que construímos, havia muita água para uma família e foi por isso que fizemos o encanamento para as quatro casas ao lado. Além disso, uma vez por ano, coletamos uma amostra da água para a análise e junto das outras famílias, realizamos a limpeza”, esclarece. Para a vizinha Vilma Finco, essa água é de extrema qualidade. “Fazem aproximadamente 28 anos que a gente recebe essa água e graças a Deus nunca tivemos falta dela”, conclui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90