Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/02/2021 às 13h50min - Atualizada em 11/02/2021 às 13h50min

Um novo olhar para a Agricultura

É desta forma que o secretário de Agricultura, Juliano Zandoná, pretende atuar neste ano. Ao Sentinela, falou sobre as perspectivas para 2021

Da redação
Durante as primeiras semanas deste ano, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Palma Sola, sob comando do secretário Juliano Zandoná, esteve planejando novos projetos e reformulando antigos. O foco está direcionado na regulamentação do programa de terceirização de silagem, criado há mais de 18 anos. Segundo Juliano, a atividade não possui qualquer normatização e, diferente dos últimos anos, será executada apenas se a alta demanda for comprovada pelo operador de patrulha agrícola, com prévia autorização da Secretaria.
“Fazendo a terceirização apenas com a comprovação da alta demanda, teremos o maior controle dessas horas que serão terceirizadas, até para não estourar nossa cota feita no projeto orçamentário”, esclarece relembrando que existem cinco patrulhas no município, que estão trabalhando forte na produção. “A minha intenção é regulamentar o projeto, me reunindo com as cinco patrulhas agrícolas, processo que já está quase finalizado”, conclui. O projeto de lei já está quase concluído, e logo será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação.
 
Período de estiagem
Com pouco mais de oito meses no cargo, Juliano relata que a estiagem foi uma das principais dificuldades enfrentadas. Sobre a queda nas produções, como silagem, milho e outras, o secretário não pode apontar dados concretos, em função das safras não estarem finalizadas. “O que temos são relatos de produtores que afirmam ter tido uma queda significativa na produção de leite, no tanque”, frisa.
Ele salienta que esse fator já era esperado, pois os reflexos da estiagem serão sentidos nas próximas safras. “Na questão até mesmo da silagem, para o pessoal que já está fazendo, eles relatam uma queda significativa no rendimento. Há um produtor que colhia 12 carretões, e neste ano, colheu a metade; na mesma área plantada”, lembra enfatizando que para esses casos, o município disponibiliza um decreto de emergência, que está vigente e passou por reformulações, valendo até o mês de maio. Os interessados podem se deslocar até a Secretaria e pegar as documentações necessárias.
 
Novos projetos
A Estação de Tratamento de Água (ETA), da Linha Brasil, está com sua estrutura concluída, passando pelos testes finais de qualidade de água. A estimativa é que em fevereiro comece a distribuição. Seguindo esse projeto, pretende-se implantar no município um programa de hora-máquina para que o produtor construa sua cisterna na propriedade. Além disso, segundo Juliano, há ideias referentes a proteção de fontes, nascentes, entre outros.
“Hoje percebemos que não tem todo esse trabalho de proteção, é algo que precisamos repensar no nosso município. Claro que não vai resolver os problemas de um período de seca, mas vai amenizar. Ações que trarão benefícios até para a Defesa Civil e Secretaria, pois diminuirá a demanda para transportar água”, comenta finalizando que também será implantado projetos novos, como o de piscicultura e horto municipal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90