25/02/2021 às 08h44min - Atualizada em 25/02/2021 às 08h44min

“Tivemos um déficit de 7% em janeiro”

A declaração é do novo secretário de Administração e Fazenda de SJCedro, Edimilson Dalmagro, em entrevista ao Sentinela

Da redação
Durante as primeiras semanas deste ano, a Secretaria de Administração e Fazenda de São José do Cedro, sob comando do novo secretário Edimilson Dalmagro, esteve planejando novas atividades e reformulando antigas. O foco está direcionado na ética, transparência e boa gestão dos recursos públicos. Segundo ele, o novo governo garante ampliar os atendimentos e respeitar os feriados nacionais e locais, evitando emendar os dias sem serviço com os pontos facultativos.
“Seguindo os pilares definidos como os principais pela Administração, fui incumbido pelo prefeito João a responder por essa pasta. Já temos ai um termo de economia, onde duas secretarias passam a ser somente uma”, comenta ressaltando que está muito feliz pelo cargo, pela confiança depositada. “Está sendo uma nova experiência, pois nunca atuei em nenhum cargo executivo, somente em bancos e, depois de aposentado, na fabricação dos meus relógios artesanais”, ressalta.
 
Novas parcerias
O secretário declara, em entrevista ao Sentinela, que pretende alinhar novas parcerias com servidores atuantes no município, aproveitar a experiência já existente e perpetuar um novo rumo. Cita que quando uma gestão é substituída, muitos funcionários e cargos chaves são alterados, o que dificulta o trabalho do novo prefeito e do novo encarregado ao trabalho, para dar continuidade as atividades.
“A nossa ideia, é que nestes quadros que são chaves para a administração, contabilidade, recursos humanos, controladoria ou licitação, tenhamos pessoas efetivas. Valorizando o servidor, não será necessário tantas contratações comissionadas, o que irá gerar uma economia para o município”, sobressai enfatizando que trabalha ao lado do setor de tributação e fiscalização, revisando todo o código tributário cedrense.
 
Déficit de 7%
Foram concluídos os trabalhos demarcados para janeiro dentro da Secretaria. Edimilson frisa ter se preocupado com os recursos que o município terá para ministrar as atividades no decorrer deste ano, já que a receita foi 7% inferior ao mesmo período do ano passado. “Os processos e o dinheiro não estão rodando como em janeiro do ano passado. Estamos colhendo os frutos ruins da pandemia, empresas e comércios fechados, mão de obra sobrando. Tudo isso está repercutindo hoje nas contas da prefeitura”, esclarece.
Cita que cada cidade trabalha com um financeiro proporcional ao que produz. “Se o município produziu menos, o Estado produziu menos e teremos que administrar com menos, com certeza em 2022 também”, conclui concordando com a citação de que cada gestão deve se preocupar com saúde, administração, transporte, geração de renda; frisando que os recursos de cada prefeitura devem ser compatíveis com suas ações.
“Não adianta eu querer montar uma indústria e gerar 10 mil empregos, sendo que não consigo pagar nem a energia dela. Temos muitas obras que a administração passada deixou para concluir. Não podemos dar um passo largo demais, sem antes resolver o que tem pendente. O cidadão nos cobra, mas primeiro a empresa tem que terminar o serviço, para depois vistoriarmos”, centraliza. “Graças a Deus estamos tendo uma boa receptividade, os munícipes tem vindo até nós, trazido suas demandas e ouvido nosso lado”, completa.
 
Estágios na prefeitura
Entre as ações da nova Administração, destaca-se o projeto que proporciona oportunidades aos estudantes que desejam estagiar na prefeitura. Segundo Edimilson, antigamente, os alunos traziam seu currículo e o município selecionava de acordo com a sua necessidade. Agora, criou-se um processo seletivo onde todos que estiverem cursando o ensino médio ou graduação no município, ou em municípios vizinhos, podem se inscrever. Conforme as seleções, os classificados se deslocam ao Executivo para uma entrevista.
Dentro da necessidade de cada setor, será oportunizado uma quantidade de candidatos, que poderão ter uma experiência de até dois anos junto ao setor público. “Esta é uma oportunidade que estaremos dando aqueles que sonham ou já estudam para ser engenheiros, secretários, enfim. Será aberta várias oportunidades, pois temos muitas demandas em praticamente todas as áreas”, destaca.
Para ele, muitos estudantes se formam na faculdade sem nenhuma experiência de mercado e, neste sentido, o processo vai beneficiar aqueles que necessitam. Explica que o estágio vai funcionar em dois âmbitos: para o aluno que está no ensino médio, podendo trabalhar na área que mais se identifica; e para aquele que já está no curso superior, podendo ter a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que já aprendeu na teoria.
 
Dos relógios ao Executivo
Nos últimos meses, o Sentinela entrevistou Edmilson, que já está com 55 anos, para falar de sua aposentadoria, que era vivida em um sítio no interior cedrense, construído com madeiras reaproveitadas. Era lá onde criava relógios artesanais, que chama atenção daqueles que adoram uma boa arte. Depois de trabalhar por 30 anos como bancário, o artista conquistou seu espaço no Executivo, um desejo que não acreditava que realizaria.
Formado em Administração e pós-graduado em Finanças, disse que seus conhecimentos não estavam propícios a pasta que assumiria, mas como ela passou a envolver a Secretaria da Fazenda, consegue realizar uma boa gestão. “A vida toda eu aprendi a poupar, então fazer isso no setor público vai ser um ganho grande para todos. Esta é uma nova experiência. Em contrapartida, eu volto a trabalhar com finanças. Saio da minha zona de conforto e volto a doar um pouco do meu tempo a comunidade”, comenta.
Seu intuito é retribuir a população tudo aquilo que ela já o proporcionou, além de abraçar as propostas do novo governo. “O prefeito me nomeou e a qualquer momento tem toda liberdade de me convidar a sair. Penso que se eu ver que meu trabalho já foi realizado, que meu objetivo já foi cumprido junto a administração, eu darei lugar a outro. Nesse primeiro momento, estou feliz, mesmo com as dificuldades que venho enfrentando dentro da pasta”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90