Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
25/02/2021 às 14h17min - Atualizada em 25/02/2021 às 14h17min

Veterinários investem em reprodução animal

Conforme os palmassolenses Daniel Link e Michel Menin, o propósito é aumentar a rentabilidade das propriedades

Da redação
Os avanços na área de reprodução animal contribuíram para tornar o Brasil referência mundial em genética bovina. Além de líder na produção de embriões in vitro, o país já comercializou mais de 12 milhões de doses de sêmen nos últimos três anos. Diversos profissionais qualificados defendem que o melhoramento genético poderia ter resultados ainda maiores, se os pecuaristas elevassem os investimentos em tecnologias de reprodução, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
A técnica permite inseminar todos os animais da propriedade sem a necessidade de observação de cio (considerada um dos maiores gargalos da inseminação artificial em todo o mundo), maximizando, assim, o número de vacas prenhas. As fazendas que utilizam o método registram maior número de vacas emprenhadas no início do período de monta do que aquelas que usam monta natural (apenas touros para cobrir a vaca). Um levantamento feito em uma propriedade rural de pecuária de corte mostrou que, para cada 100 fêmeas submetidas à indução do ciclo na IATF, houve uma elevação de 8% no número de bezerras nascidas.
 
Buscando melhorias
Com o intuito de melhorar a reprodução de gado na região, especificamente em Palma Sola, os médicos veterinários Daniel Link e Michel Menin, passaram a investir nesta área, por meio da empresa Repronutri, inaugurada nos últimos dias. Com objetivo de prestar assessoria reprodutiva e nutricional para bovinos, além de avaliações ginecológicas com ultrassonografia, o novo espaço, localizado na Avenida Claudino Crestani, visa aumentar a rentabilidade das propriedades palmassolenses.
De acordo com Daniel, mais conhecido como Duda, Santa Catarina é um dos poucos que não permite o transporte de bovinos de outras regiões para seu território. Ele cita que a genética é muito restrita, sendo permitido apenas a forma de sémen ou embrião, ou seja, a deslocação do animal não vivo. “Pretendemos, com a nossa empresa, atender essa parte de melhoria genética, voltada a inseminação. Tanto pela IATF quanto por transferência de embrião”, esclarece.
 
Funcionamento
Michel declara que o escritório começou a funcionar em janeiro, já prestando assessoria a propriedades familiares do município. Por agora, o direcionamento está voltado a fechamentos de contratos e parcerias com representantes, visando ampliar a empresa, estruturar laboratórios, espaço para medicamentos, entre outros. Segundo ele, dentro de uma fazenda, entende-se que há vários setores, e todos devem se complementar para que exista um bom desempenho.
“Desejamos auxiliar desde gestão financeira até a parte reprodutiva, que é o nosso foco, mas também prestar auxílio à sanidade, manejo, pastagem, tudo que faça com que o ciclo reprodutivo funcione bem e traga retorno financeiro para o pecuarista”, explica ressaltando que o projeto que visa aumentar a rentabilidade da produção beneficia desde propriedades pequenas, com 10 a 50 animais, a grandes propriedades, com mais de 300 animais. “Não olhamos pequenos ou grandes rebanhos, queremos aumentar a rentabilidade de cada produtor”, conclui.
Duda explica que para aumentar a rentabilidade de uma fazenda, é preciso englobar toda produção, desde a parte nutricional, manejo e pastagem. Para ele, se uma vaca não procria ou gera leite, não possui utilidade alguma para o produtor. “Dentro de uma fazenda de corte, se uma vaca não gera um bezerro, é como um funcionário que não trabalha, mas recebe o salário. É só gasto, sem nenhum retorno”, complementa.
Não deter de uma estação de monta ou genética favorável, não rende lucros a propriedade. “Um agricultor compra um bezerro meio sangue de leite, e quer torná-lo um boi carcaça ou pra engorda, não adianta. Igual uma pessoa que não tem genética para engordar, pode comer o tanto que for, que não vai engordar. Ter uma genética adequada e boa é o principal, assim você consegue vender o bezerro no preço que quiser”, acrescenta Daniel.
 
Benefícios ao produtor
Os dois frisam que a empresa não garante uma evolução genética repentina, mas gradativamente haverá aumento nos lucros. Michel cita que se a propriedade não for eficiente, terá prejuízos, exemplo: tendo 100 vacas, e apenas metade gerando bezerros, a outra estará em desvantagem, e os resultados estarão em 50%. Explica que cada animal tem a sua função, seja produzindo leite, carne ou vitelo; caso contrário só traz prejuízo, do ponto de vista financeiro.
“O produtor palmassolense tem medo de se render a novos métodos para auxílio na produção, mas mostrando números e exemplos, ele se interessa. Hoje, a bonificação pelo leite é muito baixa. Ele trabalha muito, gasta horrores com insumos, mas recebe pouco por todo serviço. Para ele aderir a um programa como esse, precisa ver resultado. Devagar estão vindo e se abrindo a novas ideias”, comenta.
 
Gestão da propriedade
Conforme Daniel, o leite está sem um preço fixo, assim como todo insumo necessário para a alimentação animal. Ele explica que executar a gestão de uma propriedade é complicado, ainda mais nos dias de hoje, onde tudo é visto como custo, não investimento. “Essas formas que estamos apresentando é para tentar dar uma liquidez melhorada à propriedade. Há situações em que o produtor pensa que a vaca está prenha, mas, na verdade, é um problema no ovário ou no cisto folicular. Ela não mostra cio, não recebe ultrassom ou até palpação para confirmar a prenhes, ocasionando uma perda de lucro”, discorre.
Uma vaca que fica quase dois anos sem parir, segundo Menin, compromete a produção e a rentabilidade da fazenda. De acordo com ele, o produtor entende que a reprodução seria o motor da propriedade, mas, muitas vezes, acredita que seria mais fácil deter de um touro ou chamar um técnico quando possível, sem lembrar que o animal possui um ciclo astral de 21 dias, fazendo necessário acompanhamento mensal.
“Nossa proposta é estar mensalmente na propriedade, acompanhar todas as vacas. Se ela não gerar num ciclo, vai no próximo, e assim por diante. Vamos procurar o problema das que não estão emprenhando e assessorar em tudo que for possível. Conferir o problema e resolver”, sobressai Duda destacando que num ano de estiagem, como 2020, que provavelmente faltará alimento para a criação, por conta de problemas nas plantações, é difícil manter uma vaca que não está prenha no cocho, sem gerar lucro, é como “um tiro no pé”.
 
Assessoria
Os valores dos atendimentos variam conforme a realidade da fazenda. O serviço começará com os dois médicos se deslocando até o local, de forma gratuita, entendendo os problemas, conhecendo as plantações, o gado, as vacas prenhas, podendo executar até ultrassons se for necessário. A partir da avaliação, encaminham a proposta ao proprietário, estando abertos a alterações e possíveis parcerias.
Este não é especificamente um trabalho mensal. Os dois estão disponíveis para prestar assessoria sempre que necessário, na forma de consultas. O foco do trabalho é a gestão de reprodução dento de uma propriedade, mas sem esquecer que são veterinários e que estão à disposição para outras ações. Entretanto, não pretendem executar atendimentos clínicos e cirúrgicos; nestes casos, o serviço será repassado a Andrei Viêra, veterinário de confiança em Anchieta.
 
Busca por inovações
Os dois estão à procura de um funcionário para trabalhar como secretário e colaborar nos atendimentos. “Como estamos finalizando a estrutura da empresa, queremos chegar com um portfólio forte para o produtor. Mais pra frente queremos começar a vender embriões aqui no escritório”, lembra Daniel informando que desejam trabalhar exclusivamente na região de Palma Sola, e onde conseguirem prestar serviços de qualidade. “Tudo vai depender da demanda dentro do município. Se ela for alta, vamos contratar mais pessoas ou ter uma cartilha de clientes fechada”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90